Arte & Agenda

Orquestra da Ulbra realiza concerto em Porto Alegre neste domingo

Ingresso é doação de alimento não perecível

A Orquestra de Câmara da Ulbra realiza neste domingo novo concerto da temporada Domingos Clássicos Juvenil. O programa traz obras de compositores contemporâneos de diferentes países, entre os quais o húngaro Ferenc Farkas, o japonês Yasuhi Akutagawa, o suíço Ernest Bloch e o santa-mariense Dimitri Cervo. Sob a regência de Tiago Flores, o espetáculo começa às 19h, na Sala de Concertos da Associação Leopoldina Juvenil (Marquês do Herval, 280), em Porto Alegre. O ingresso é a doação de um alimento não perecível, produtos de higiene e limpeza ou brinquedo para doação.

A obra de Dimitri Cervo “Uguabê — Para Orquestra de Corda e Piano” será executada por André Loss no piano. A música é a oitava obra da série Brasil 2000, um conjunto para diversas forças instrumentais, onde o compositor mistura elementos da música brasileira com feições estéticas do minimalismo. Divididas em três seções, todas rápidas, lembra certos procedimentos do barraco, pois em alguns trechos o piano solista tem uma função similar ao baixo contínuo.

A obra de Cervo teve sua primeira audição com o próprio compositor ao piano e a Orquestra de Câmara da Ulbra em 2008, também sob a regência de Tiago Flores. Depois disso foi reapresentada em diversas oportunidades, como em 2011, em Manaus junto à Orquestra de Câmara do Amazonas.


Bookmark and Share

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta sexta-feira, dia 16 de outubro de 2026

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio