Ortopedista dá dicas para iniciantes em provas de corrida

Ortopedista dá dicas para iniciantes em provas de corrida

Carboidratos e boas horas de sono estão entre as sugestões que garantem melhor desempenho

Correio do Povo

Porto Alegre tem 39 corridas de rua já agendadas para 2016

publicidade

Mesmo com a mudança de estação e com a aproximação dos dias mais frios, manter a rotina de exercícios é essencial para ficar em forma. Para espantar a preguiça e continuar ativo, um dos esportes sempre indicados é a corrida, que tem conquistado cada vez mais adeptos em função dos seus já conhecidos benefícios para a saúde, como a melhora da capacidade pulmonar, a diminuição da pressão sanguínea e, é claro, a sempre desejada perda de calorias.

Correr também é uma excelente maneira de aumentar os níveis de endorfina – substância responsável por uma série de ações benéficas ao organismo, como a sensação de prazer e relaxamento -, conforme lembra o ortopedista e membro do Comitê de Medicina Esportiva da Unimed Porto Alegre, Ivan Pacheco. O esporte ainda ganha pontos por ter algumas elementos motivacionais a mais: os grupos de corrida e as provas.

Na Capital, por exemplo, há um calendário anual da prática na rua, que, até o momento, conta com 39 eventos já agendados. A próxima é neste domingo, quando ocorre a 13ª Corrida de Porto Alegre, em mais uma celebração do aniversário de 244 anos da cidade, completados no dia 26 de março. As inscrições já estão encerradas, mas é possível acompanhar o percurso a partir das 8h, saindo das imediações da pista de skate do parque Marinha do Brasil.

Quem vai aproveitar o embalo e se preparar para estrear acelerando o passo, no entanto, tem que ficar atento. A prática exige alguns cuidados básicos e certa preparação, como alerta Pacheco.

Confira as dicas do especialista:

Alimentação - na véspera da corrida é indicado seguir uma dieta rica em carboidratos. Tudo porque eles aumentam o armazenamento de energia para a prova.

Repouso – dormir bem também é necessário para manter a disposição. O ideal é dormir pelo menos entre 7 e 8 horas.

Hidratação – é o principal cuidado para quem vai correr, sendo necessário se hidratar antes, durante e depois de se exercitar – principalmente em dias mais quentes. Segundo o especialista, uma boa escolha é tomar um copo d'água meia hora antes da corrida e, depois, 500 ml a cada hora.

Vestimentas – além de escolher peças adequadas para as condições climáticas, visando permitir a melhor transpiração, também é preciso cuidar com a escolha do tênis. Para evitar incômodos e se adaptar melhor, é recomendado treinar alguns dias com o mesmo calçado antes de percorrer períodos mais longos.

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta terça-feira, dia 23 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895