Os 50 Anos da TVE são tema de exposição

Os 50 Anos da TVE são tema de exposição

Com entrada gratuita, a mostra pode ser visitada até 13 de julho no Museu de Comunicação Hipólito José da Costa

Correio do Povo

Diretor Caio Klein (ao centro) e funcionários da TVE no evento

publicidade

No mês em que a TVE/RS celebra meio século de existência, o Museu da Comunicação Hipólito José da Costa (MuseCom) promove uma exposição em homenagem à emissora, destacando seu papel social e suas memórias na televisão pública dos gaúchos. A mostra "TVE 50 anos" foi aberta ao público nesta quarta-feira (27), no MuseCom (Rua dos Andradas, 959), Centro Histórico, Porto Alegre.

Com entrada gratuita, a exposição estará disponível para visitação de segunda a sábado, das 10h às 19h (último acesso às 18h30min), até o dia 13 de julho. O evento é uma iniciativa do MuseCom, em parceria com a TVE, emissora ligada à Secretaria de Comunicação do Estado (Secom), com o patrocínio do Banrisul.

"A TVE é reconhecida por sua programação diversificada, que valoriza a cultura regional. Revisitar a história da emissora é reviver nosso passado, o passado do Rio Grande do Sul. Apresentar essa exposição, que destaca os 50 anos de credibilidade e aprimoramento dos conteúdos, nos enche de orgulho", afirmou a secretária de Comunicação, Tânia Moreira.

A exposição é dividida em dois pilares: "Memórias" e "Programação". O pilar "Memórias" destaca momentos importantes na história da TVE e as pessoas envolvidas nessa trajetória, enquanto o eixo "Programação" apresenta itens dos acervos e cenografia que remetem aos programas da emissora, permitindo que o público vivencie esse universo.

"A relação entre o MuseCom e a TVE tem sido constante nos últimos 50 anos, transcendendo suas missões institucionais no campo da comunicação. Esta exposição é mais um capítulo dessa parceria", ressaltou o diretor do MuseCom, Welington da Silva.

"A TVE evoca nossa memória afetiva com a cultura gaúcha. Ao longo de 50 anos, construiu uma história de referência para as emissoras públicas brasileiras, sempre próxima de seu público e comprometida com sua função social de promoção cultural. Revisitar esse legado é uma oportunidade de reviver memórias e explorar o universo lúdico da TV", destacou a secretária de Estado da Cultura, Beatriz Araujo.

A proposta da exposição não é narrar minuciosamente os 50 anos da TVE, mas sim proporcionar ao público uma experiência única, explorando essas memórias de forma interativa.

"A ideia da exposição surgiu cerca de um ano atrás, e desde então, equipes do Museu e da TVE têm trabalhado para resgatar e contar a história desses 50 anos. A TVE é a emissora que mais produziu conteúdo audiovisual no Rio Grande do Sul, e é importante celebrar e compartilhar isso com a sociedade gaúcha, que é a razão de ser da emissora", afirmou o diretor da TVE e FM Cultura, Caio Klein.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta deste sábado, dia 27 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895