Os irmãos paranaenses Ana Helena e Gustavo Surgik chegam a Porto Alegre para se apresentar junto à Ospa nesta sexta-feira, 20h, na Sala Sinfônica da Casa da Ospa (av. Borges de Medeiros, 1501). Como solistas convidados, eles têm a missão de interpretar, ao lado da Orquestra, o “Concerto Duplo para Violino e Violoncelo”, de Johannes Brahms. O maestro Manfredo Schmiedt comanda a apresentação, que também conta com a “Sinfonia n° 8”, de Antonín Dvorák. Intitulado “Brahms & Dvorák”, o concerto tem ingressos à venda pela plataforma Sympla.
No lançamento da temporada 2024 da Ospa, o concerto havia sido anunciado com o nome “Noite Transfigurada”, já que a obra homônima de Arnold Schoenberg integrava o repertório. Com a substituição dessa peça pela “Sinfonia n° 8”, a apresentação foi rebatizada de “Brahms & Dvorák”. O regente Andreas Spering, previamente anunciado, também foi substituído por Manfredo Schmiedt, atual maestro do Coro Sinfônico da Ospa.
O violinista Gustavo Surgik, e a violoncelista Ana Helena Surgik abrem a apresentação com “Concerto Duplo para Violino e Violoncelo, Op. 102”, do compositor romântico alemão Johannes Brahms (1833-1897).
Após o intervalo, na segunda parte do concerto, os solistas deixam o palco e a Orquestra se dedica à “Sinfonia n° 8”, de Antonín Dvorák (1841-1904).
NOTAS DE CONCERTO
O público poderá conhecer mais detalhes sobre o programa na palestra “Notas de Concerto”, que acontece uma hora antes da apresentação. O violoncelista da Ospa Murilo Alves discorrerá sobre a vida e obra de Brahms e Dvorák às 19h, na Sala de Recitais.
TRANSMISSÃO
Quem não puder comparecer ao Complexo Cultural Casa da Ospa tem a opção de assistir à transmissão da palestra e do concerto, pelo canal da Orquestra no YouTube.