Ospa apresenta composições de Mahler e Mendelssohn

Ospa apresenta composições de Mahler e Mendelssohn

Concerto neste sábado abre a temporada de 2022

Registro do ensaio da Ospa para a 'Sinfonia Titã'

publicidade

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) dá início à Temporada Artística 2022 com o concerto “Sinfonia
Titã”. O evento será na Casa da OSPA, neste sábado, dia 12 de março, às 17h. O concerto também terá uma
homenagem especial à Escola de Música da OSPA, que completa 50 anos em 2022, e uma palestra gratuita sobre o repertório da tarde. 

O maestro e diretor artístico da OSPA, Evandro Matté, conduz a orquestra por duas grandes obras: “Sinfonia nº 1, ‘Titã’”, de Gustav Mahler (1860-1911), e “Concerto para Piano n°2 em Ré Menor, Op. 40”, de Felix Mendelssohn (1809-1847). O solista convidado para a ocasião é Eduardo Monteiro, um dos grandes nomes do piano no Brasil. Fabio Martino, que havia sido anunciado anteriormente, não poderá participar da apresentação por motivos de saúde.

A maior parte do concerto é dedicada à primeira sinfonia do austríaco Gustav Mahler, um dos mestres do período romântico. A obra, conhecida como “Sinfonia Titã”, será apresentada pela OSPA também em duas viagens este ano: para Buenos Aires e para São Paulo. O maestro Evandro Matté comenta que Mahler quebra vários paradigmas em suas sinfonias, levando o ouvinte a uma viagem repleta de contrastes: “As sinfonias de Mahler são muito características, percorrem desde estados depressivos até o entusiasmo e o triunfo, às vezes em um mesmo movimento. Você não tem como ficar tranquilo durante uma sinfonia de Mahler”.

Monteiro estará à frente da OSPA para interpretar “Concerto para Piano n°2 em Ré Menor, Op. 40”, de Mendelssohn. A peça foi estreada no Festival de Birmingham de 1837, na Inglaterra. Composta ao longo de seis meses, a obra pode ter sido influenciada por dois fatos importantes na vida do compositor: a perda recente de seu pai Abraham e o casamento com Cécile Jeanrenaud (o concerto foi iniciado durante a lua de mel). 

Os ingressos custam de R$ 10 a R$ 40 e estão à venda na plataforma Sympla.

Série de palestras 

Ao longo de 2022, a OSPA convidará especialistas para falarem sobre o repertório de cada concerto e aproximar a música do público. O projeto, batizado de Notas de Concerto – Preleções sobre as obras da temporada OSPA, prevê palestras curtas e gratuitas apresentadas antes dos concertos da série Casa da OSPA. O primeiro convidado é Francisco Marshall, professor da UFRGS, pianista e ativista cultural. O evento acontece na Sala de Recitais da Casa da OSPA, às 16h, e tem entrada franca. 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895