OSPA celebra a música da Espanha e de Beethoven neste sábado

OSPA celebra a música da Espanha e de Beethoven neste sábado

Pianista Eduardo Monteiro é o solista convidado

Eduardo Monteiro é o solista convidado a interpretar o “Concerto nº 4 para piano e orquestra”, de Beethoven, ao piano

publicidade

O concerto “Viva a Espanha” celebra os ritmos típicos do país ibérico neste sábado, dia 7 de agosto, na Casa da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac). Dentro desta temática, a orquestra executa “Capricho Espanhol”, de Rimsky-Korsakov, e “El Sombrero de Tres Picos”, de De Falla. Um dos grandes nomes do piano no Brasil, Eduardo Monteiro é o solista convidado da tarde para interpretar o “Concerto nº 4 para piano e orquestra”, de Beethoven. A apresentação, com regência de Evandro Matté, começa às 17h, na Casa da OSPA, com transmissão ao vivo pelo YouTube. A Sala de Concertos vai operar com público de até 300 pessoas (a capacidade total é de 1,1 mil). O ingresso pode ser trocado por 1kg de alimento não perecível (detalhes no serviço abaixo).

Um expoente do piano no Brasil, o carioca Eduardo Monteiro acumula prêmios importantes e experiência como solista para renomadas orquestras do Brasil e do exterior. Atualmente é também vice-diretor da Escola de Comunicações e Artes da USP. Neste sábado, ele se junta à OSPA para interpretar “Concerto nº 4 para piano e orquestra em Sol maior, op. 58”, de Ludwig van Beethoven (1770-1827). Como de costume, Beethoven escreveu o concerto para que ele próprio o executasse, como solista. A obra foi a última que o compositor pode tocar junto a uma orquestra, devido à sua progressiva surdez. Para Monteiro, é um trabalho brilhante: ”A perfeita simbiose do piano com a orquestra faz com que a obra pareça uma sinfonia. O otimismo do 1º e 3º movimento contrasta com a densidade e introspecção do 2º, de grande poesia”, comenta o convidado.

Sobre Eduardo Monteiro (piano – Brasil)

O carioca Eduardo Monteiro conquistou o 1º lugar no Concurso Internacional de Colônia (1989) e 3º lugar em Dublin (91) e em Santander (92). Realizou sua formação musical no Rio de Janeiro (UFRJ), Itália (Lake Como Foundation), França (Sorbonne) e Estados Unidos (New England Conservatory). Já foi solista de renomadas orquestras do Brasil e do exterior, incluindo as Filarmônicas de São Petersburgo, de Moscou, de Munique, de Bremen, a Orquestra de Câmara de Viena, a Sinfônica de Novosibirsky, a Orquestra da Rádio e Televisão Espanhola. Em sua discografia, destaca-se o elogiado CD “Piano Music of Brazil” (Meridian Records). Atualmente é vice-diretor da Escola de Comunicações e Artes da USP, já foi diretor da mesma instituição e também da Orquestra Sinfônica da USP.

Visita segura

Em acordo com as orientações do Governo do Estado do RS referentes à pandemia da Covid-19, o concerto seguirá os seguintes protocolos de segurança: ocupação reduzida da Casa da OSPA (menos de 30%), disponibilização de álcool gel aos visitantes, uso obrigatório da máscara, medição de temperatura na entrada, distanciamento social nos espaços de passagem e na ocupação das poltronas da Sala de Concerto. Também é possível acompanhar os concertos da OSPA gratuitamente e ao vivo pelo canal da orquestra no YouTube e pela plataforma #CulturaEmCasa.


Serviço:
Concerto Viva a Espanha

Quando: 7 de agosto de 2021, às 17h. Abertura das portas: 16h.

Onde: Casa da Ospa (Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF) – Av. Borges de Medeiros, 1.501 – Praia de Belas).
Ingresso: 1 kg de alimento não perecível. Bilheteria on-line*: uhuu.com. Entrega do alimento no dia do concerto. Bilheteria física*: Casa da OSPA, neste sábado, das 12h às 17h. Entrega do alimento ao retirar o bilhete.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895