Ospa convida Daniel Jobim, Mario Adnet e Zé Ibarra para tributo a Tom Jobim

Ospa convida Daniel Jobim, Mario Adnet e Zé Ibarra para tributo a Tom Jobim

Concerto gratuito é nesta quinta-feira, dia 28 de março, no Araújo Vianna; ingressos já podem ser retirados em site

Correio do Povo

Pianista Daniel Jobim, neto de Tom Jobim, participa de concerto gratuito

publicidade

O concerto “Jobim Sinfônico”, em homenagem ao legado de Tom Jobim (1927-1994), realizado pela Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), será realizado nesta quinta-feira, dia 28 de março, às 20h, no Auditório Araújo Vianna (Osvaldo Aranha, 685). A entrada é gratuita e os ingressos já podem ser obtidos através do Sympla.

"Jobim Sinfônico" é um projeto original de Paulo Jobim (1950-2022), filho de Tom, e Mario Adnet, responsável pela direção musical. Eles reuniram partituras originais de Tom Jobim e arranjos orquestrais de suas músicas em um álbum duplo e DVD que ganhou o Grammy Latino em 2004. O projeto já foi apresentado ao vivo em diversas cidades, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Estados Unidos e Holanda, com repertório, orquestra e solistas variando em cada apresentação.

Em Porto Alegre, "Jobim Sinfônico" será interpretado pela Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, regida por Evandro Matté. Os solistas convidados são o pianista Daniel Jobim, o cantor Zé Ibarra e o violonista Mario Adnet, além de um quarteto vocal formado por Elisa Machado, Carol Braga, Cintia de los Santos e Débora Dreyer. O repertório inclui sucessos como "Saudade do Brasil", "Águas de Março", "Chovendo na Roseira" e "Garota de Ipanema".

O maestro Evandro Matté expressa sua satisfação em executar as músicas de Tom Jobim com a OSPA, destacando a combinação da música brasileira com os variados timbres da orquestra. Mario Adnet, responsável pelos arranjos, ressalta a riqueza sonora das músicas e o cuidado em equilibrar os diferentes instrumentos para realçar a grandiosidade das composições de Tom Jobim.

Tom Jobim, conhecido como "maestro soberano", era um músico que transitava entre a música popular e erudita, tendo influências de compositores como Debussy, Chopin e Ravel. Adnet destaca a formação musical de Jobim e a facilidade de adaptar suas músicas para a sonoridade de uma orquestra.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta deste sábado, dia 27 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895