Arte & Agenda

Ospa faz segundo concerto da temporada no domingo

Orquestra será regida pela maestrina Alexandra Arrieche

Ospa faz segundo concerto da temporada no domingo
Ospa faz segundo concerto da temporada no domingo Foto : Júlia Gall / Divulgação / CP
A jovem maestrina Alexandra Arrieche irá reger a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre no segundo concerto da temporada, marcado para o próximo domingo, na Igreja da Ressurreição (Colégio Anchieta), às 20h30min. O evento tem entrada franca e integra o projeto “Ospa nas Igrejas”.

O programa inicia com a abertura da ópera “O Guarani”, obra-prima do brasileiro Antônio Carlos Gomes (1836- 1896), amplamente conhecida como tema do programa radiofônico “A voz do Brasil”. Na sequência, a orquestra apresenta o prelúdio de “O Garatuja”, lembrando os 150 anos de Alberto Nepomuceno (1864-1920), fundador do modernismo musical brasileiro. Com “O Garatuja”, ele pretendia compor a primeira ópera genuinamente brasileira. Nutria por ela especial apreço, mas a deixou inacabada. O concerto encerra com um dos monumentos da música ocidental, a “Sinfonia nº 5” do alemão Ludwig van Beethoven (1771-1827), famosa em especial por seu tema inicial, mesmo entre aqueles que não são ouvintes assíduos do repertório da música de concerto.

A apresentação homenageia o Dia Mundial do Autismo e está inserido na série de eventos organizada pelo Instituto Autismo & Vida, entidade que promove discussões e debates que buscam conduzir a sociedade e o poder público a uma maior conscientização e adequação de posturas em relação à pessoa com autismo.

No dia seguinte, Arrieche e a Ospa levam o mesmo repertório para Camaquã, onde participam da comemoração dos 150 anos da cidade.

Nascida na cidade gaúcha de Rosário, Alexandra vive nos Estados Unidos desde 2010. Vencedora de diversos prêmios musicais, atualmente ela é regente assistente da Orquestra Sinfônica de Baltimore.

Bookmark and Share

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta deste sábado, dia 17 de outubro de 2026

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio