Ospa laureia Debussy e também vai à Sbornia nos próximos concertos

Ospa laureia Debussy e também vai à Sbornia nos próximos concertos

Orquestra presta homenagem ao centenário de morte do compositor francês

Correio do Povo

Ospa laureia Debussy e também vai à Sbornia nos próximos concertos

publicidade

Sob regência do chileno Victor Hugo Toro, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) apresenta, nesta sexta-feira, às 20h30min, no Salão de Atos da Ufrgs (Paulo Gama, 110), concerto em homenagem ao centenário da morte de Claude Debussy (1862-1918). O solista convidado é Max Uriarte (Brasil), ao piano.

O programa inclui “Suíte Bergamasque”, “Marche Écossaice Sur un Thème Populaire” e “Petit Suíte” de Debussy e “Concerto em Sol Maior para Piano e Orquestra” de Ravel, que inclui elementos do jazz. “Enquanto outros compositores procuram nos dar fotografias musicais, ele nos transmite sensações. Sua produção musical é tão inovadora que ainda hoje continua a despertar entusiasmo, parecendo não possuir nem antepassados nem verdadeiros sucessores”, diz Uriarte sobre Debussy.

No dia 14 de julho, “A Ospa Vai à Sbornia” dará roupagem sinfônica e inédita ao universo musical do “Tangos e Tragédias”, às 20h, no Auditório Araújo Vianna. O maestro Evandro Matté fará a regência da montagem, com participação de Hique Gomez, que protagonizou o espetáculo ao lado de Nico Nicolaiewsky (1957-2014) e Simone Rasslan, sua parceira de “A Sbornia KontrAtraka”.

A iniciativa celebra os 33 anos de Sbornia, clássico gaúcho ambientado no país-ilha, originário de um istmo, e seus habitantes mais peculiares: Kraunus Sang (violino e voz) e Maestro Pletskaya (acordeon e voz). “Nós vamos comemorar os 33 anos desse trabalho, embora, em 2018, nós completemos 34 anos de trajetória - queremos comemorar os 33 que não foram celebrados no ano passado. Teremos convidados especiais e amigos que participaram da construção desta trilha”, comenta Gomez. Ingressos estão à venda no site da Ospa.

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895