Ospa realiza concerto gratuito em Porto Alegre nesta terça

Ospa realiza concerto gratuito em Porto Alegre nesta terça

Com convidados especiais, apresentação encerra temporada 2018 da orquestra

Correio do Povo

Orquestra interpreta trechos de óperas, música latino-americana e um repertório natalino neste evento

publicidade

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) encerra a temporada 2018 com um concerto gratuito em sua Casa da Música (Av. Borges de Medeiros, 1501). A apresentação ocorre nesta terça-feira, a partir das 21h, e conta com distribuição de senhas de acesso até as 18h desta segunda e das 12h30min até as 21h de terça.

Com regência de Evandro Matté, a orquestra interpreta trechos de óperas, música latino-americana e um repertório natalino neste evento. O acordeonista gaúcho Renato Borghetti, a soprano Elisa Machado, o grupo Expresso 25, o Coro Sinfônico da Ospa e o pianista Pablo Trindade são os convidados especiais da Ospa para esta noite.

O programa inicia com a trilha do famoso musical “West Side Story”, conhecido como “Amor, Sublime Amor”. A peça é do compositor norte-americano Leonard Bernstein, cujo centenário de nascimento é lembrado em 2018. Depois, são executadas a abertura da ópera “Nabucco”, de Giuseppe Verdi, e “Vozes da Primavera”, valsa de Strauss II.

Passando da tradição europeia para a música latino-americana, a orquestra dá continuidade ao concerto com a clássica “Merceditas”, do compositor argentino Ramon Sixto Rios, e “Barra do Ribeiro”, do gaúcho Guinha Ramires. Renato Borghetti é o solista destas duas canções.

A expressividade da música popular brasileira ganha vida na sequência com “O Bêbado e a equilibrista”, de João Bosco e Vitor Martins, e “Redescobrir”, de Gonzaguinha. Para interpretar estas duas músicas, o grupo Expresso 25, coral porto-alegrense que conta com 30 vozes, une-se à Ospa e ao pianista Pablo Trindade no palco da Casa da Música.

Na segunda parte da exibição, o clima natalino domina o concerto. “Christmas Festival”, de Leroy Anderson, e “Ó Noite Santa”, de Adolph Adam, são revisitadas. As emblemáticas “Laudate Dominum”, de Wolfgang Amadeus Mozart e “Hallelujah”, de Georg Friedrich Händel, completam o repertório. A participação da soprano Elisa Machado e dos cantores do Coro Sinfônico da Ospa abrilhantam a apresentação nesta seleção.

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895