Ospa recebe a soprano Eiko Senda e a pianista Sylvia Thereza

Ospa recebe a soprano Eiko Senda e a pianista Sylvia Thereza

O concerto de abertura da temporada 2023 é neste sábado, dia 11 de março, sob regência de Evandro Matté

Correio do Povo

A soprano japonesa Eiko Senda é convidada da Ospa

publicidade

O espetáculo "Villa-Lobos & Gershwin" abre a Temporada 2023 da Ospa, no sábado, no dia 11 de março, às 17h. Foram convidadas como solistas a soprano japonesa Eiko Senda e a pianista brasileira Sylvia Thereza. 

 A Ospa interpretará uma das partes mais destacadas da "Bachiana nº 8": o terceiro movimento, "Tocata" (Catira Batida), que reproduz uma dança rural cantada do sul do país. Da quinta Bachiana, sua obra mais famosa e executada, serão tocados dois movimentos, com solo da cantora lírica Eiko Senda. A obra tem um significado pessoal para a soprano: “Ouvi Bachianas nº5  pela primeira vez quando tinha apenas 25 anos, em Osaka (Japão) e, quando cantei esta obra pela primeira vez, estava grávida da minha segunda filha, Helena. Hoje, o passar do tempo, o amadurecimento e o conhecimento da língua portuguesa, trouxeram um novo entendimento sobre ela. Estou muito emocionada por cantá-la agora que vivo em Porto Alegre”. 

Muito conhecido por suas trilhas sonoras para cinema e teatro, o compositor norte-americano George Gershwin está representado no programa por dois clássicos. O poema sinfônico “Um Americano em Paris”, de 1928, foi inspirado na própria experiência de Gershwin na capital francesa, traduzindo até mesmo os sons das ruas. A peça foi levada ao cinema em 1951 em um filme homônimo com coreografias de Gene Kelly. 

Sylvia Thereza sobe ao palco para interpretar junto da orquesra “Concerto para Piano em Fá Menor”, também de Gershwin. Sobre a obra, ela comenta: “É ideal para começar o ano, tem um clima jazzístico e super ‘pra cima’, além de ser considerada uma das melhores orquestrações que existem”.

Ingressos: 

O público pode acompanhar a transmissão ao vivo e gratuita pelo canal da orquestra no YouTube. Ingressos para o presencial pelo site sympla.com.br/casadaospa.

Temporada 2023

 Ao longo do ano, estão previstas mais de 80 apresentações da Orquestra, do Coro Sinfônico e da Escola da OSPA, com a participação de convidados de renome internacional. Confira a agenda completa e o release da temporada no site ospa.org.br.

Sylvia Thereza (piano – Brasil)

Sylvia Thereza é uma das pianistas brasileiras mais reconhecidas da atualidade. Nasceu no Rio de Janeiro e atualmente reside na Bélgica, onde é professora de piano na prestigiada Luca University School of Arts. Durante sua trajetória, estudou e foi orientada por grandes nomes, como Nelson Freire, Maria João Pires, Bella Davidovich, Myrian Dauelsberg e Maria da Penha. Recentemente, participou da gravação do CD “America”, do violinista Daniel Hope, pela Deutsche Grammophon. É fundadora da Uaná – Association for the Arts da Bélgica, ONG que dá acesso à cultura a crianças carentes com necessidades especiais. 

Sobre Eiko Senda (soprano – Japão)

Nascida no Japão, Eiko Senda aperfeiçoou-se em seu país natal, na Alemanha e nos Estados Unidos. Estudou técnica vocal com Andrea Bandoni (uma das poucas alunas de Beniamino Gigli), com Tamaki Sakamoto e Teiichi Nakagawa. Consagrou-se em diferentes produções de “Madama Butterfly” (pela qual apresentou-se mais de 130 vezes) e destacou-se na interpretação da lírica wagneriana e italiana. Por conta disso, já foi agraciada com os primeiros lugares no Wakayama Intl. Music Competition e no Takarasuka Intl. Chamber Music Competition, em 1988; o de melhor cantora estrangeira na Argentina.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta deste domingo, dia 28 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895