Ospa recebe maestro português

Ospa recebe maestro português

Pedro Neves é regente titular da Orquestra Clássica de Espinho

Correio do Povo

Pedro Neves rege a Ospa hoje, no TSP; concerto também arrecada doações para as vítimas da enchente

publicidade

Será nesta terça-feira, 20h30min, no Theatro São Pedro (Praça da Matriz, s/n) o concerto da Ospa com um convidado internacional, o maestro português Pedro Neves. O espetáculo havia sido anunciado pelo jornal, equivocadamente, para a terça passada. Na exibição desta terça-feira, a Ospa convida o público a colaborar com as pessoas que estão passando por dificuldades devido às enchentes; haverá posto de recolhimento de doações na entrada do teatro. Alimentos, material de limpeza e de higiene pessoal, cobertores, colchões, água e fraldas são alguns dos itens mais necessários.

Regente titular da Orquestra Clássica de Espinho, Neves estará à frente do último concerto da Série Theatro São Pedro 2015. No programa, além de uma sinfonia de Ludwig van Beethoven (1770-1827), será inserida uma peça de Luigi Cherubini (1760-1842), inédita no repertório da orquestra.

A abertura será com a ópera “L’Hôtellerie Portugaise”, do italiano Cherubini. A peça ilustra o talento inventivo do compositor, reconhecido por Beethoven e outros músicos da época por sua capacidade de combinar o virtuosismo com a profundidade dramática. O enredo da produção, estreada em 1798 no Théâtre Feydeau, em Paris, é ambientado em Lisboa.

Outro destaque de hoje será o “Concerto para Flauta”, com solos do flautista Artur Elias Carneiro. A peça estreou em 1926 e foi dedicada a Gilbert Jespersen. Reflete correntes modernistas dos anos 1920. A “Sinfonia Nº 2”, de Beethoven, encerra a noite. Foi feita em um período de grande fertilidade na produção do compositor, e é uma de suas obras mais alegres e cheias de energia.

A partir de sábado, dia 31 de outubro, a Ospa começa a distribuição de senhas para o concerto gratuito com o Quinteto Villa-Lobos e o Coro Sinfônico, a ser realizado no dia 1 de novembro, às 11h, no Araújo Vianna (Osvaldo Aranha, s/n). As senhas podem ser retiradas na bilheteria do auditório, das 9h às 17h neste sábado e das 9h as 11h do dia 1 de novembro. Regência será de Manfredo Schmiedt. O Coro Sinfônico da Ospa exibirá trechos de óperas canônicas de Borodin, Verdi e Wagner. No programa, ainda, a “Brasiliana Nº 3 para Quinteto de Sopros e Orquestra”.

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta deste domingo, dia 28 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895