Arte & Agenda

Osvaldo Montenegro lança em Porto Alegre seu primeiro filme

Além do roteiro, cantor assina a trilha sonora do longa

Osvaldo Montenegro lança primeiro filme na Capital
Osvaldo Montenegro lança primeiro filme na Capital Foto : Copacabana Filmes / Divulgação / CP
Osvaldo Montenegro estará em Porto Alegre nesta terça-feira para o lançamento de seu primeiro filme, "Léo e Bia", que entra em cartaz hoje, às 19h, no CineBancários (General Câmara, 424).  Além da direção, Montenegro assina o roteiro e a trilha sonora do filme baseado no musical homônimo dos anos 80, que atraiu para os teatros mais de 500 mil espectadores, mas não se trata de uma peça filmada, embora faça uso de apenas um único cenário. A ex-mulher Paloma Duarte, que integra o elenco, ganhou o prêmio de Melhor Atriz, e Oswaldo o de Melhor Trilha Sonora no Cine Pernambuco de 2011.

A trama do filme se passa em Brasília, no ano de 1973. No auge da ditadura militar, sete amigos, jovens como a cidade em que moram, sonham viver de teatro. Liderado pelo diretor Léo, o grupo leva adiante nos ensaios de uma peça que tece comparações entre Jesus Cristo e o cangaceiro Lampião. Enquanto a repressão política rola solta na capital federal e a liberdade sexual ainda é tabu, Bia se mostra cada vez mais prisioneira da obsessão de sua mãe, fazendo com que todos questionem, cada vez mais, os conceitos e valores da sociedade.

Produzido com recursos próprios e sem qualquer patrocínio, o filme conta com Emílio Dantas, Ivan Mendes, Françoise Forton e Pedro Nercessian no elenco, além de Paloma Duarte. A produção foi rodada em dez dias no Rio de Janeiro, depois de cinco meses de ensaios com o elenco e um mês de experimentação com movimentos de câmara.

Além de 40 CDs e cinco DVDs, Oswaldo é autor de 18 musicais, sendo que "O Noturno" ficou 19 anos em cartaz no Rio e "A Dança dos Signos", sete. Com "Bandolins" recebeu seu primeiro prêmio, em 1979. As exibições de "Léo e Bia" ocorrem de terças a domingos nas sessões das 15h, 17h e 19h, de hoje até dia 13 de março.




Bookmark and Share

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta deste sábado, dia 24 de outubro de 2026

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio