Otto Guerra recebe troféu Eduardo Abelin em Gramado

Otto Guerra recebe troféu Eduardo Abelin em Gramado

Cineasta gaúcho é consagrado pelo seu trabalho em animação

Adriana Androvandi

Diretor lembrou que o início de sua carreira está ligado ao festival

publicidade

O cineasta gaúcho Otto Guerra recebeu o troféu Eduardo Abelin no Festival de Cinema de Gramado, na noite de sábado. Consagrado pelo seu trabalho em animação, o diretor recebeu o troféu das mãos de outro animador, José Maia, e lembrou que o início de sua carreira está ligado ao festival.

Seu primeiro curta-metragem autoral de animação, “O Natal do burrinho”, ganhou prêmio de curta-metragem em 1984, na 13ª edição do evento. Ele lembrou daquele momento ao agradecer a homenagem recebida: “Quando anunciaram o vencedor, saltei três metros de altura".

• 45º Festival de Cinema de Gramado anuncia longas em competição
• Festival de Gramado dá destaque ao cinema latino-americano

Otto destacou que o gênero vive um ótimo momento no Brasil. "No ano que vem, o Brasil será o homenageado no festival francês de Annecy. O trabalho de animação brasileiro está 'nas cabeças'", destacou. Mas, além de destilar o seu humor ácido, o homenageado falou sério e conclamou a uma união da classe artística. "Temos de parar de brigar", sugeriu.

Ele fez um paralelo entre o período vivido pelo setor audiovisual depois da extinção da Embrafilme, nos anos 90, quando a produção nacional ficou paralisada, e o atual momento político brasileiro. “Estávamos no chão, mas naquele momento, a sociedade civil – nós, vocês – se uniu para juntar os cacos da Embrafilme e disso nasceu a Ancine, que levou o Brasil a viver, no audiovisual, hoje seu melhor momento”, comparou. “Precisamos fazer as pazes, porque todos queremos a mesma coisa”, sugeriu.

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta terça-feira, dia 23 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895