Pais repudiam indicação ao Oscar de curta que retrata assassinato do filho

Pais repudiam indicação ao Oscar de curta que retrata assassinato do filho

"Detainment" aborda o caso de James Bulger, morto quando tinha apenas dois anos

Correio do Povo

Filme tem sido acusado de "humanizar" os assassinos de James Bulger, que tinham 10 anos na época

publicidade

Enquanto as atenções se voltavam para “Roma” e suas 10 indicações, uma polêmica cresceu entre os indicados a melhor curta-metragem do Oscar 2019. Entre os nomeados nesta categoria está "Detainment", que em seus 30 minutos leva às telonas o assassinato do menino britânico James Bulger, de apenas dois anos, ocorrido em fevereiro 1993, na Inglaterra. Ao saber da nomeação do filme para a principal premiação do cinema, a mãe da criança, Denise Fergus, usou o Twitter para repudir a produção. "Eu não consigo expressar como estou enojada e chocada por esse filme ter sido feito e agora indicado ao Oscar", escreveu.

Com direção do irlandês Vincent Lambe, "Detainment" recria momentos antes e depois do crime e reconstitui, com as transcrições das gravações originais, entrevistas dos dois assassinos, na época com 10 anos, para a polícia. Eles raptaram James em um shopping center em Bootle, perto de Liverpool, quando ele estava com a mãe. Depois de caminharem com ele até um aterro ferroviário, jogaram tinta em seus olhos e o espancaram até a morte com tijolos e uma barra de ferro. O corpo foi deixado nos trilhos do trem e descoberto dois dias depois pela polícia.

Fergus criticou que o filme foi feito "sem entrar em contato ou obter permissão da família de James" e "com uma criança reencenando as últimas horas de vida de James antes dele ser brutalmente assassinado". Ela ainda lamentou que a Academia de Cinema de Hollywood tenha indicado o filme mesmo após tantas manifestações dela e de uma petição - que ultrapassou as 100 mil assinaturas na tarde desta quarta - ter pedido que a produção fosse retirada da disputa. "Estou tão brava e chateada neste momento. Eu, pessoalmente, quero agradecer a todos que assinaram a petição até agora e esperançosamente continuarão me apoiando nisso. Eu só espero que o filme não ganhe sua categoria no Oscar", disse ainda.



Ao programa de Loew Women, da ITV, Fergus acusou o diretor de se aproveitar do chocante caso de James para promover sua carreira. Conforme a BBC, ela também teria pedido para as pessoas boicotarem o curta "porque, em primeiro lugar, ele nem deveria ter sido feito, especialmente sem os pais de James terem sido consultados a respeito". 

Em entrevista ao Mirror, o pai de James, Ralph Bulger, disse que aceitou que artigos sobre o assassinato do seu filho sempre seriam escritos, mas que "fazer um filme tão simpático aos assassinos de James é devastador". Ele também repudiou a indicação ao Oscar e que Hollywood considere "Detainment" “apenas outro filme”. “Para mim e minha família é um pesadelo vivo. Aqueles por trás das indicações ao Oscar sabiam como nos sentíamos sobre esse filme e sobre o diretor”, acrescentou.

Vincent Lambe emitiu um comunicado, obtido pela Entertainment Weekly, depois da indicação ao Oscar e da declaração de Denise Fergus. “Eu tenho uma enorme simpatia pela família Bulger e sinto muito por qualquer reviravolta que o filme possa ter causado a eles. Em retrospecto, lamento não ter deixado a Sra. Fergus ciente do filme", falou o diretor do curta.

Ele também tentou explicar a proposta de "Detainment", que tem sido acusado de “humanizar” os dois assassinos, que foram condenados pelo crime em novembro de 1993 e cumpriram oito anos de detenção em um reformatório. Depois, eles receberam novas identidades e começaram a viver de forma anônima. 

"Quando nos propusemos a fazer um filme baseado em fatos, que fosse imparcial, não tentamos entrar em contato com nenhuma das famílias envolvidas e, em vez disso, confiamos apenas no material factual", afirmou Lambe. Recentemente, o diretor também considerou que “se não podemos aceitar que eles (os assassinos) também são seres humanos, nunca começaremos a entender o que poderia tê-los levado a cometer um crime tão horrível”. 

Segundo a BBC, Lambe também afirma que "o filme não foi feito para ganhos financeiros e ninguém envolvido na produção do filme pretende lucrar com isso".

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta deste domingo, dia 28 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895