Paisagens da cidades e do campo

Paisagens da cidades e do campo

Duas exposições abrem nesta terça-feira, uma na Pinacoteca do IA/Ufrgs e outra no Espaço Força e Luz

Correio do Povo

O Espaço Força e Luz inaugura nesta terça a exposição ‘Irremoto’

publicidade

Nesta terça-feira, duas mostras têm abertura em Porto Alegre. Às 18h30min abre na Pinacoteca Barão de Santo Ângelo do Instituto de Artes da Ufrgs (rua Senhor dos Passos, 248), a exposição “Inquérito de Testemunhas Concretas”, com obras de Gustavo Balbela, artista visual e mestrando do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do IA/Ufrgs. Ao fotografar seis viadutos construídos em Porto Alegre na década de 1970, Balbela cria uma rede de imagens e textos que torna legível a intervenção do poder político e econômico sobre a paisagem da cidade. “Inquérito de Testemunhas Concretas” revela o autoritarismo político a partir da construção/desconstrução da paisagem urbana por fotografias daqueles viadutos (emolduradas e impressas em grande formato) combinadas com instalação composta por pranchas (impressas em papel pólen e pregadas diretamente na parede) nas quais são justapostas imagens de imprensa, mapas, ensaios autorais, trechos de livros, reproduções de outras obras de arte, etc. Assim, elementos ordinários da paisagem tornam-se pontos privilegiados de compreensão de fatos espalhados no tempo e no espaço. 
Gustavo Balbela (Porto Alegre, 1997) é um artista visual, designer e pesquisador. É mestrando em poéticas visuais no IA/Ufrgs, além de designer e editor na Austral Edições. Ele desenvolve sua obra artística pela produção ou catalogação de imagens técnicas. Sua obra investiga questões relacionadas a processos históricos como a globalização, o colonialismo e o autoritarismo. Ele já participou de exposições coletivas e individuais no Brasil, Uruguai e Hungria, Suécia, Polônia e Eslovênia, e suas obras integram coleções privadas no Brasil e Europa. Desde 2019, integra a Parallel, plataforma europeia para fotógrafos emergentes. A mostra segue até 2 de setembro. 
Força e Luz - Quatro artistas da região de Passo Fundo, Interior do Rio Grande do Sul, trazem a Porto Alegre a exposição “Irremoto”, que tem abertura nesta terça-feira no Espaço Força e Luz (Rua dos Andradas, 1223), Centro Histórico. Giúlia Cittolin, Giovano Durante, Jessica Colet e Suéllen Tumellero, os responsáveis pela mostra, são formados em Artes Visuais pela Universidade de Passo Fundo. 
O fio condutor é o cotidiano entre o urbano e o rural. Com curadoria da professora universitária Alice Porto, a proposta integra diferentes técnicas e linguagens, e a combinação dos elementos, colocados sob os ambientes expositivos do Espaço Força e Luz, cria uma atmosfera inquietante e reflexiva, que põe em perspectiva “noções de identidade, gênero e sagrado (...)”. Dentre as peças, estão itens como fotografias, objetos, tapetes, instalações, vídeos e esculturas. Além disso, serão oferecidas atividades gratuitas complementares, como oficinas e visitas mediadas, cuja divulgação será feita através do Instagram do Espaço Força e Luz: @EflCultural. A exposição tem entrada gratuita e fica em cartaz até 10 de setembro, de segunda a sexta, das 10h às 19h, e sábados, das 11h às 18h.

 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta deste domingo, dia 28 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895