“Para sempre Miss Universo", diz candidata da Colômbia

“Para sempre Miss Universo", diz candidata da Colômbia

Protagonistas do momento histórico na competição comentaram acontecimento pelas redes sociais

Correio do Povo

Ariadna Gutiérrez teve coroa retirada de sua cabeça após resultado errado

publicidade

A noite de coroação do Miss Universo 2015 vai ficar conhecida muito mais pelo erro no anúncio da vencedora do título de mulher mais bela do planeta do que pelo glamour e mudanças que a nova organização da concurso propôs.

No primeiro evento em que foi responsável pela estruturação, a agência de talentos WME/IMG, que comprou a marca do bilionário Donald Trump após as polêmicas declarações do pré-candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, viu o apresentador Steve Harvey aclamar de forma equivocada a Miss Colômbia, Ariadna Gutiérrez Arévalo, como ganhadora da competição. O título, na verdade, pertencia à filipina Pia Alonzo Wurtzbach.

Atônitas no palco, as misses levaram o mesmo sentimento para as redes sociais e entrevistas pós-concurso. Ariadna saiu consolada pela Miss Universo 2014, a também Colombiana Paulina Vega – as avós delas são primas. Paulina ficou indignada com o acontecimento e não quis se manifestar. Saiu do teatro Axis seguida por paparazzis e foi direto para o hotel que hospedou as 80 competidoras e staff.

O “back to back”, como é conhecida a coroação de duas misses do mesmo país de maneira consecutiva, só aconteceu uma vez na história, em 2008 e 2009, quando as venezuelanas, rivais das vizinhas latinas, venceram com Dayana Mendoza e Stefánia Fernandez.

Ariadna usou as redes sociais para se manifestar. Em vídeo publicado pelo Instragram oficial do Miss Universo, a segunda colocada disse que “tudo acontece por algum motivo” e agradeceu o apoio dos torcedores. “Então, eu estou feliz, estou feliz por tudo que eu fiz, por ter tornado o meu sonho de estar aqui uma realidade. Obrigado a todos que torceram por mim, que votaram em mim”, falou, com os olhos enxugados de lágrimas enquanto era acudida por algumas colegas de confinamento.

Pelo Twitter, uma empresa de advocacia colombiana disse que ia tomar medidas legais pelo constrangimento causado à candidata latina: “A coroa é um direito adquirido que não podem nos arrebatar. Neste momento, escrevendo uma demanda com Granados y Lombana (sobrenome dos advogados)”, twittou Abelardo De La Espriella, fundador da De La Espriella Lawyers Enterprise. Ariadna ainda postou uma foto na qual ainda estava com a coroa e com a faixa dadas à ganhadora. A legenda dizia: “Para sempre sua Miss Universo, Colômbia”.

Quem também usou a rede social para comentar o ocorrido foi o próprio apresentador. “Eu gostaria de pedir sinceras desculpas a Miss Colômbia e a Miss Filipinas pelo meu grande erro. Eu me sinto péssimo! Em segundo lugar, eu gostaria de pedir desculpas aos telespectadores por também ter decepcionado vocês. Novamente foi um erro honesto. Eu não quero jogar fora essa noite e esse desfile incríveis. Assim como as maravilhosas competidoras. Elas foram todas incríveis”, escreveu Harvey.

Miss Universo ficou preocupada com situação da vice

Momentos depois de receber a coroa, em momento constrangedor, Pia Wurtzbach mostrou-se perdida no palco e não sabia como reagir. Na entrevista coletiva pós-evento, ela disse que estava feliz por ter ganho após tanto esforço, mas que também estava preocupada com a situação de Ariadna Gutiérrez. Ela ainda disse que se sentiu “um pouco confusa”, porque não sabia como se expressar nem como interagir com as companheiras após ser coroado.

A filipina ainda afirmou que estava confiante em seu desempenho e que merecia o título, mas não esperava um final como aquele. Ao ser questionada se dirigiu alguma palavra à colombiana após o erro, a nova Miss Universo revelou que tentou alcançá-la para dizer palavras de consolo, mas que não conseguiu porque havia muita gente ao seu redor. E, ao perceber que Ariadna estava chorando, considerou “que aquele não era o momento para qualquer comentário”. “Como ela, eu também queria ganhar”, disse. Aos 26 anos, ela classificou o episódio como uma “coroação não tradicional”, bem “a cara de 2015", em vídeo ao Facebook do Miss Universo.

Por sua vez, a organização emitiu um comunicado lamentando o ocorrido. “O entusiasmo da TV ao vivo estava evidente esta noite no paco do Miss Universo com mais de cem milhões de votos de fãs tabulados”. A votação online era uma das novidades que a WME/IMG promoveu, com o objetivo de tornar o programa mais comercial e interativo. A cada seleção anunciada, o público atribuía uma nota de um a 10 às candidatas que avançam de fase. Aquela com melhor média recebia um voto, que tinha mesmo peso que a opinião dos quatro jurados que compunham o juri.

A nota ainda diz que “infelizmente, em transmissões televisivas ao vivo, erros humanos podem aparecer”. “Nós testemunhamos isso quando a vencedora errada foi anunciada. Nossas mais sinceras desculpas à Miss Universo Colômbia e à Miss Universo Filipinas, suas famílias e fãs. Parabenizamos a Miss Filipinas como a Miss Universo 2015”, concluiu.

Confira o momento em que o apresentador anuncia que errou a vencedora:



Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta terça-feira, dia 23 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895