Porto Alegre recebe neste fim de semana a sexta edição da Parada Gráfica, um dos mais importantes circuitos nacionais de feiras de publicações impressas independentes. Com entrada gratuita, o evento ocorre neste sábado e domingo, das 13h30min às 19h30min, no Museu do Trabalho (Rua dos Andradas, 230).
Neste ano, a feira irá contar com 115 bancas que, juntas, reúnem obras de cerca de 300 artistas independentes. Além da feira, serão oferecidas exposições, performances, mesas de conversas, palestras e oficinas de gravuras, quadrinhos e demais manifestações de arte gráfica. Também estarão presentes durante os dois dias de programação, artistas e editoras de países vizinhos como Uruguai, Argentina e Colômbia e de todas as regiões do Brasil.
Entre as atividades paralelas da Parada Gráfica 2018 está a exibição do documentário "Impressão Minha", que faz um registro do crescimento de publicações independentes no Brasil, abordando questões como a liberdade de criação, a suposta oposição entre o digital e o impresso e as técnicas artísticas de impressão. As sessões ocorrem no sábado, às 15h, 17h e 19h30min; e no domingo, às 15h e 17h.
Atividades especiais para crianças também fazem parte da agenda do evento. No sábado, às 15h e às 17h, ocorre a oficina de Serigrafia com tinta a base de água. Já no domingo, também às 15h e às 17h, ocorre uma contação de história, seguida de uma atividade onde as crianças podem montar insetos com papéis coloridos.
Parada Gráfica traz dezenas de artistas e editores a Porto Alegre
Feira ocorre neste final de semana, no Museu do Trabalho