Arte & Agenda

Peça ''Mãe Coragem'' estreia hoje no Brique da Redenção

Montagem do Grupo Caixa-Preta tem a direção cênica do colombiano Javier Moná Lapeira

O Grupo Caixa-Preta estreia neste domingo, às 11h, o espetáculo de rua "Mãe Coragem", livremente inspirado na obra "Mãe Coragem e seus Filhos", de Bertolt Brecht, no Brique da Redenção. A montagem tem a direção cênica do colombiano Javier Moná Lapeira, especialmente convidado para dirigir este encenação. No elenco estão Diego Neimar, Gil Colares, Lucila Clemente, Ravena Dutra, Rielle Dutra, Silvia Duarte e Silvio Romão.

No novo trabalho, o Caixa-Preta investigou um outro estilo de interpretação: do distanciamento crítico, proposto por Brecht, em seu famoso método. "Trabalhei com o método de Brecht, mas mantive a pesquisa baseada nos elementos da cultura afro-brasileira", explica Javier Moná. Neste sentido, a relação com o público não será convencional, quebrando como a possibilidade de ilusão que uma peça de teatro em espaço convencional pode gerar. Na prática, significa que os atores se revezarão na atuação dos diversos personagens, cada qual oferecendo sua própria maneira de interpretação, a partir de suas experiências e vivências pessoais.

A trilha sonora terá a função de ligar as cenas e sustentar o universo simbólico proposto. Sob a direção musical de Luiz André da Silva, as canções serão executadas ao vivo, com influências de ritmos angolanos e nordestinos.


Bookmark and Share

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta deste domingo, dia 25 de outubro de 2026

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio