Arte & Agenda

Pedro Almodóvar é homenageado na Sala Redenção

O cinema da UFRGS exibe dois filmes surpresa do diretor espanhol

Pedro Almodóvar será homenageado na Sala Redenção
Pedro Almodóvar será homenageado na Sala Redenção Foto : JORGE GUERRERO / AFP

Ao longo de 2025, a Sala Redenção tem realizado sessões surpresa que visam homenagear o trabalho de grandes nomes do cinema. A edição dedicada a Pedro Almodóvar, que frequentemente explora temas relacionados à sexualidade, identidade e diversidade, retratando personagens da comunidade queer, está inserida nas celebrações do Dia do Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+, junto da mostra “Antiguidades Queer”. O cinema da UFRGS exibe dois filmes do premiado cineasta espanhol no dia 30 de junho, segunda-feira, às 16h e às 19h.

Em seus filmes, Almodóvar nos conta histórias que, por meio dos vínculos de afeto, convocam o sentimento de familiaridade diante dos conflitos e memórias de seus personagens. As narrativas ricas e multifacetadas do diretor apresentam a história de personagens complexos, por meio de traços estéticos característicos – com cores vibrantes e elementos de drama, comédia e melodrama. Os filmes escolhidos para as sessões abordam personagens que enfrentam ou já enfrentaram o impacto de experiências de sexualidades divergentes do padrão social cisheteronormativo em suas vidas ou daqueles ao seu redor.

As sessões surpresa na Sala Redenção têm sido sucesso de público e oferecem aos espectadores a oportunidade de assistir a filmes importantes da cinematografia mundial na tela grande. A proposta já apresentou homenagens ao diretor David Lynch e ao fundador do Studio Ghibli, Hayao Miyazaki.

A entrada é franca e aberta à comunidade em geral. A Sala Redenção está localizada no campus centro da UFRGS, com acesso mais próximo pela Rua Eng. Luiz Englert, 333

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quinta-feira, dia 15 de outubro de 2026

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio