Com “Pano encharcado” (Casa de Astérion), Pedro Torres Lobo chega ao seu terceiro romance se consolidando como uma das vozes mais consistentes da literatura regional contemporânea do Sul do país. O autor aborda dramas familiares, conflitos íntimos e personagens atravessados por eventos que não se dissolvem no tempo.
Se em seu livro anterior o autor investigava as marcas de uma separação entre mãe e filha, em “Pano encharcado” Lobo se volta para outra ruptura: a fissura íntima nascida do ciúme, da rivalidade e de memórias que nunca se resolvem. Seus romances exploram vínculos invisíveis, culpas silenciosas e um passado que insiste em permanecer.
Há, em sua obra, um traço recorrente: personagens formados longe das capitais, marcados pelo ritmo próprio das pequenas cidades, onde todos sabem de todos e onde as histórias não desaparecem, apenas se transformam em murmúrio. O interior não surge como cenário decorativo, mas como força determinante.
Com coordenação editorial de Rafael Bassi e Diego Zanella como editor-chefe, este livro tem lançamento neste sábado, às 17h, na Livraria Clareira (rua Henrique Dias, 111), com uma conversa do autor Pedro Torres Lobo com o psicanalista Domingos Barroso da Costa. Em seguida, ocorre a sessão de autógrafos.