Pelotas recebe um dos maiores festivais de música de concerto da América Latina a partir desta segunda-feira

Pelotas recebe um dos maiores festivais de música de concerto da América Latina a partir desta segunda-feira

12º Festival Internacional Sesc de Música terá cursos de especialização musical e 63 apresentações artísticas gratuitas

Correio do Povo

As atividades, que seguem até 26 de janeiro, envolvem cursos de instrumentos, composição e canto, além de apresentações de recitais de professores e alunos e uma ampla programação de espetáculos gratuitos

publicidade

Nesta segunda-feira, 15, tem início em Pelotas a 12ª edição do Festival Internacional Sesc de Música, um dos maiores eventos de música de concerto da América Latina. Cerca de 400 alunos bolsistas, de 22 estados brasileiros e 5 países, viajam à cidade já ao longo deste final de semana para cursos de especialização musical que serão ministrados por um time de 46 professores, de diferentes nacionalidades, que são referência em suas áreas. Além disso, o Festival conta com uma programação de 63 apresentações artísticas, todas gratuitas, promovidas em diferentes espaços culturais e públicos, dentre hospitais, igrejas, o Theatro Guarany e a Praia do Laranjal. As atividades seguem até 26 de janeiro.

Antes da abertura oficial, um cortejo pelas ruas de Pelotas com alunos e musicistas envolvidos no evento dará o tom do Festival, com concentração no Largo do Mercado Público às 18h, e muita música. A cerimônia de início ocorrerá no Theatro Guarany, às 20h30min, com o Concerto Bossa Nova no RS, da UCS Orquestra. O espetáculo tem regência do maestro Manfredo Schmiedt e Pedrinho Figueiredo como solista e arranjador, e vai apresentar clássicos como "Águas de Março" e "Garota de Ipanema", canções que levaram a música brasileira para o mundo.

Alguns dos destaques da agenda de apresentações são o Quarteto Ibirapitanga, com a interpretação de obras de Alberto Nepomuceno, Gabriel Faurè e Bedrich Smetana, a Ópera “I Pagliacci”, realizada em parceria entre a Companhia de Ópera do RS (CORS), o Grupo Tholl e a Sociedade Música Pela Música de Pelotas, e "Por amores, amigos e acordes", um mergulho na música de raiz do Sul da América com o Grupo Yangos, o violinista Rodrigo Maciel e o renomado violonista argentino Lúcio Yanel. Exclusivamente os espetáculos que acontecerão no Theatro Guarany demandam a reserva prévia de ingressos pelo site www.sesc-rs.com.br/festival, onde está disponível a programação completa do evento, ou, presencialmente, na bilheteria do Theatro. Para quem não conseguir antecipar a retirada, haverá um número limitado de ingressos à disposição no local às 18h do dia das apresentações.

No eixo Educacional do Festival, músicos de renome mundial comandam cursos de especialização em violino, viola, violoncelo, contrabaixo, harpa, flauta, oboé (corne-inglês), clarinete, fagote, trompa, trompete, trombone tenor, trombone baixo, tuba, saxofone, eufônio, percussão, canto lírico, piano, composição e choro (violão, sopros, acordeom, bandolim, percussão e cavaquinho). No quadro, estão professores de 13 nacionalidades diferentes, como Rússia, França e Japão.

Em sua 12ª edição, o evento tem como objetivo incentivar o desenvolvimento da produção musical, fomentar o intercâmbio e o desfrute de bens culturais. Promovido pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc, em parceria com o Ministério da Cultura, e tendo como diretor artístico o maestro Evandro Matté, o Festival atua em dois eixos principais: Pedagógico e Sociocultural. São ofertados cursos de instrumentos, composição, canto lírico, choro, prática de música de concerto e câmara, prática de orquestra e prática de banda sinfônica para estudantes e profissionais da música. Também, são realizados recitais de professores e alunos, além de uma ampla programação de espetáculos gratuitos.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta deste domingo, dia 28 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895