Arte & Agenda

Pelotas vai sediar festival internacional de música em 2014

Em janeiro, serão apresentados 48 espetáculos gratuitos

Evandro Matté, Everton Dalla Vecchia e Silvio Bento participaram do lançamento do festival na última terça-feira
Evandro Matté, Everton Dalla Vecchia e Silvio Bento participaram do lançamento do festival na última terça-feira Foto : Camila Hein / Divulgação / CP
Importante polo cultural do Estado, e uma cidade de rica preservação patrimonial, Pelotas, a partir de janeiro de 2014, volta a respirar a música de concerto com o IV Festival Internacional Sesc de Música, que será realizado de 19 a 31 de janeiro em diversos pontos da cidade.

O lançamento do festival, que já se integra ao calendário cultural da cidade, aconteceu na noite da última terça-feira, na imponente Bibliotheca Pública Pelotense, com a presença do diretor regional do Sesc, Everton Dalla Vecchia; do maestro Evandro Matté, diretor artístico do festival, e de Silvio Alves Bento, gerente de Cultura do Sesc/RS, além de autoridades locais, como o prefeito de Pelotas, Eduardo Leite.

Desenvolvimento da produção musical, intercâmbio de conhecimentos e práticas, e o acesso aos bens culturais estão entre os principais objetivos do festival que irá apresentar 48 espetáculos gratuitos em recitais solo, concertos didáticos e até óperas, além de 28 cursos de instrumento e canto. “É um projeto de inclusão através da cultura”, destacou Dalla Vecchia. Já Silvio Bento lembrou que o evento é construído a muitas mãos e é pensado assim que termina uma edição. “O sucesso se dá na construção coletiva, com o compromisso de um evento qualificado e responsável”, completou.

Para 2014 estão confirmadas as presenças de grandes nomes da música de câmara, com professores de 11 países, como Alemanha, China, Estados Unidos, França, Israel e Holanda. As classes estarão divididas em Música de Concerto e Núcleo de Choro e entre os nomes que estarão participando dessa imersão construtiva, estão o violinista chinês Yang Liu; o francês Michel Lethiec, ao violino; o português Abel Pereira, na trompa, músico que irá integrar a Filarmônica de Berlim no ano que vem; a harpista norte-americana Bridget Kibbey; o violoncelista americano Viktor Uzur, graduado pelo Conservatório Tchaikovsky; o fagotista Adolfo Almeida Jr., solista da Ospa e integrante do grupo do músico Arthur de Faria; o violonista Rogério Caetano, que já gravou ao lado de Maria Bethânia e Ivan Lins, e o cantor, violonista e compositor Leandro Maia, que estará no Núcleo de Vivências Musicais. As inscrições, para as 370 vagas disponíveis, assim como toda a programação do evento, já estão abertas no www.sesc-rs.com.br/festival.

O concerto de abertura, em 19 de janeiro, será com a Orquestra de Metais Lyra, de Tatuí, interior paulista, no Theatro Guarany, a partir das 20h, que recebe, no dia seguinte, mesmo horário, o famoso Quarteto Camargo Guarnieri.

Bookmark and Share

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta deste sábado, dia 17 de outubro de 2026

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio