Penélope Cruz receberá prêmio honorário no César 2018

Penélope Cruz receberá prêmio honorário no César 2018

Atriz espanhola será homenageada na cerimônia de 2 de março

Correio do Povo

Ela é a segunda personalidade espanhola a ganhar o prêmio

publicidade

A atriz Penélope Cruz receberá o César honorário em 2018, anunciou nesta segunda-feira a Academia Francesa das Artes e Técnicas do Cinema. "Sublime e cativante" e "musa de grandes cineastas", ela será homenageada por suas performances "ao mesmo tempo precisas e incandescentes" e receberá seu troféu durante a premiação que ocorre em 2 de março, em Paris. Aos 43 anos, ela será a segunda personalidade espanhola a ganhar tal distinção, depois do cineasta Pedro Almodóvar, em 1999.

Nascida em Alcobendas, Penélope completa um conjunto de troféus que inclui um Oscar (e mais duas indicações), três Goyas (mais de dez indicações), dois European Film Awards, um David de Donatello e um prêmio de performance coletiva em Cannes que recompensou as atrizes de "Volver". Em um comunicado oficial divulgado em seu site, a Academia afirmou que a artista possui a "capacidade de brilhar tanto nas produções internacionais como nos filmes mais íntimos, diante das câmeras de Ridley Scott, Keneth Branagh, Sergio Castellitto, Fernando Trueba e Asghar Farhadi".

"Esplêndida beleza latina, estremeceu desde seu primeiro papel aos 16 anos em 'Jamón, jamón', que imediatamente a impulsionou como uma das grandes atrizes do futuro. Sua força de caráter permite interpretar todas as mulheres no cinema", completou. Em sua carreira, Penélope também trabalhou com diretores como Gerard Krawczyk em "Tudo pela honra", com roteiro de Luc Besson. Atualmente, ela interpreta Donatella Versace na série "The Assassination of Gianni Versace: American Crime Story", exibida pelo canal de TV por assinatura FX. Neste ano, também será vista no drama "Todos lo saben", no qual contracena com o marido Javier Bardem e Ricardo Darín, e em "Love Child", comédia dramática com Edgar Ramírez.

Se nas primeiras edições do César, fundado em 1976, o prêmio de Honra serviu para prestar homenagem a figuras importantes do cinema francês, como Jacques Tati, Marcel Carné, Alain Resnais ou Louis de Funes, nas últimas décadas tem sido entregue, com alguma exceção, para as grandes estrelas de Hollywood, responsável por trazer uma parte necessária de publicidade para a cerimônia. Penélope sucede nomes como Dustin Hoffman (2009), Harrison Ford (2010), Quentin Tarantino (2011), Kate Winslet (2012), Kevin Costner (2013), Scarlett Johansson (2014), Sean Penn (2015), Michael Douglas (2016) e George Clooney (2017) como laureados com a distinção.

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895