Pinacoteca Rubem Berta inaugura exposição de quadros britânicos

Pinacoteca Rubem Berta inaugura exposição de quadros britânicos

Mostra tem entrada gratuita e fica até 30 de novembro

Correio do Povo

Exposição fica em cartaz até 30 de novembro

publicidade

A partir desta terça-feira a Pinacoteca Ruben Berta(R. Duque de Caxias, 973) inaugura a exposição  "Os Incriveis Anos 60 – britânicos na Pinacoteca Ruben Berta". A mostra fica em cartaz até 30 de novembro com visitação gratuita de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h.

A nova exposição exibe um tesouro cultural poucas vezes mostrado na sua totalidade e torna público um conjunto de telas com este perfil na maioria dos museus brasileiros. É uma oportunidade de apreciar o trabalho de artistas britânicos vistos como visionários nos anos 60, época culturalmente revolucionária.

A exibição apresenta peças criadas por nomes que no calor daqueles “anos incríveis” já haviam conquistado importantes lugares no mundo das artes como Grahan Sutherland, John Piper e Alan Davie. Mas também de um artista, como Allen Jones, naquele momento apenas iniciando uma carreira que o tornaria referência internacional da arte pop. Outros tantos, ao longo das décadas seguintes atuariam com trajetórias constantes, seja como professores, seja no próprio mercado de arte, como Michael Buhler ou Mario Dubsky.

As linguagens destes trabalhos - consoantes com as profundas mudanças da sociedade dos anos 60 - influenciaram sucessivas gerações de brasileiros que miraram estas expressões oriundas do além-mar. Estas obras que aportaram na Capital do Rio Grande do Sul são contemporâneas aos desdobramentos lírico, expressionista e informal da pintura e apontam para a consagração dos procedimentos pictóricos da arte pop, em especial nos procedimentos gráficos desenvolvidos pela publicidade e pela propaganda.

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895