Arte & Agenda

Pink Floyd processa EMI por venda de músicas na Internet

Disputa gira em torno do direito da empresa de vender canções fora da configuração original dos álbuns

O grupo de rock britânico Pink Floyd entrou nesta terça-feira com uma ação em Londres contra a EMI, sua gravadora desde 1967, devido à venda ilegal de suas músicas pela Internet. O advogado da banda, Robert Howe, explicou no tribunal que a disputa gira em torno do direito da empresa de vender canções fora "da configuração original dos álbuns".

De acordo com Howe, uma cláusula contratual entre as partes "proíbe expressamente" esta desagregação, ainda que para a EMI ela só seja "aplicável para os produtos físicos e não para a Internet".

Criado em 1964 a partir de um grupo chamado Sigma 6, o Pink Floyd começou a se tornar popular ainda a partir dos anos 60 e conquistou o ápice de seu sucesso na década de 70, quando lançou "The Dark Side of the Moon" (1973), um dos álbuns mais vendidos da história, seguido por "Wish You Were Here (1975), "Animals" (1977) e "The Wall" (1979).

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta terça-feira, dia 20 de outubro de 2026

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio