A história, a literatura e a cultura da Polônia serão temas de uma programação especial da 60ª Feira do Livro de Porto Alegre neste sábado. As atividades iniciam às 13h, com apresentações de danças folclóricas na Praça dos Autógrafos.
Em seguida, às 14h, o bate-papo “Estudar na Polônia” vai divulgar o convênio entre os dois países. O embaixador da República da Polônia no Brasil, Andrzej Braiter, e a Vice-Cônsul, Dorota Ortynska, falarão sobre o programa “Ciência sem Fronteiras”.
Já às 15h, a professora Thais Janaina Wenczenovicz e o presidente da Central da Comunidade Polonesa no Brasil, André Harmerski, falam sobre a história da imigração e os movimentos populares poloneses. Logo após, às 17h40min, será realizado o “Sarau literário – prosa e poesia polonesa de todos os tempos”, com leitura de textos traduzidos para o português. O evento ocorre na Sala Leste do Santander Cultural (Sete de Setembro, 1020).
No mesmo local, acontece um seminário sobre a contribuição dos poloneses na luta contra o holocausto e sua reflexão na literatura, às 19h. Ao longo do dia, diversos autores participam de sessões de autógrafos e o Studio Clio (José do Patrocínio, 698) recebe uma exposição de correspondências pessoais que Chopin trocou com seus familiares.
Polônia é a homenageada na Feira do Livro neste sábado
Programação especial apresenta e discute a cultura do país