A Polônia renderá uma nova homenagem a seu compatriota, o papa João Paulo II, com o musical "Karol", em que narra a vida do pontífice convertido em santo contada ao ritmo do pop, rock e jazz. "Foi assistindo, em Paris, '1789: Les Amants de la Bastille' ('1789: Os Amantes da Bastilha', em tradução livre), que tive a ideia de criar uma comédia musical sobre a vida de Karol Wojtyla", explicou o autor do roteiro e das canções, Michal Kaczmarczyk, nesta terça-feira.
O espetáculo, que será leve e humorado, relembrará momentos da vida de Wojtyla. Durante a apresentação, os espectadores poderão ver Karol adolescente com uma camisa e roupas de banho depois de sair de seu caiaque. O musical também recordará anedotas, como quando, já sendo papa, um prelado italiano que não dominava a língua polonesa lhe perguntou "como vai o cachorrinho?" no lugar de "como vai o papa?", e foi respondido com um "au au".
Mas também há momentos solenes. Uma canção inspirada em um poema de João Paulo II conta suas dúvidas sobre a difícil missão que sentia ter sido designada por Deus; "Pedi uma gota, recebi o Atlântico", canta o ator polonês Jacek Kawalec, que interpreta o pontífice. Até o momento, 500 entradas já estão reservadas para o espetáculo que estreiará em 25 de fevereiro de 2017, segundo seus promotores, no espaço da Tauron Arena, na Cracóvia.
Polônia prepara musical sobre papa João Paulo II
Espetáculo vai misturar pop, rock e jazz para contar a vida do pontífice