Porto Alegre celebra 100 anos sem Franz Kafka

Porto Alegre celebra 100 anos sem Franz Kafka

Atividades são uma realização do Goethe-Institut, em parceria com a Casa da Memória Unimed Federação/RS, Scriptum Produções Culturais e Editora Arquipélago

Correio do Povo

Exposição "Komplett Kafka", com ilustrações e textos do artista austríaco Nicolas Mahler sobre a vida e obra de Kafka, será aberta nesta quarta, no Goethe

publicidade

O Goethe-Institut de Porto Alegre, em colaboração com a Casa da Memória Unimed Federação/RS, Scriptum Produções Culturais e Editora Arquipélago, lança o projeto "100 anos sem Kafka" para comemorar o centenário da morte de Franz Kafka. A programação gratuita inclui a exposição "Komplett Kafka" e eventos especiais. As atividades têm início hoje, 19h, na sede do Goethe-Institut (24 de Outubro, 112), com palestra de Nilson Luiz May, médico e escritor, estudioso de Kafka há mais de três décadas e meia. O painel terá a participação do jornalista Juremir Machado da Silva e será seguido pela abertura da exposição "Komplett Kafka", com ilustrações e textos do artista austríaco Nicolas Mahler sobre a vida e obra de Kafka, extraídos do livro homônimo. Integra a mostra uma entrevista em vídeo com Mahler, realizada por Augusto Paim, do Goethe Porto Alegre.

A exposição ficará aberta ao público até 14 de setembro, com horários de visitação de segunda a sexta, das 9h às 19h, e aos sábados, das 9h às 13h. O projeto inclui eventos nos dias 21 e 28 de agosto – as chamadas “Quartas com Kafka” –, às 19h, no Goethe-Institut.

No dia 21 de agosto, acontece um bate-papo sobre "O legado de Kafka no século XXI" com Fernanda Nunes Barbosa e Abrão Slavutzky, com moderação de Rafael Bassi. Já no dia 28, será exibido o filme "A Glória da Vida" (Die Herrlichkeit des Lebens. Áustria-Alemanha, 2024), sobre Kafka, em alemão com legendas em português.

De acordo com os realizadores, “100 anos sem Kafka” celebrar a vida e obra do autor, com aprendizado e reflexão sobre seu legado. Kafka, conhecido por obras como "A Metamorfose" e "O Processo" abordava temas como burocracia opressiva, isolamento e a busca por sentido em um mundo caótico.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta segunda-feira, dia 4 de novembro de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895