Porto Alegre Em Cena é adiado para outubro

Porto Alegre Em Cena é adiado para outubro

Para setembro está prevista uma série de eventos on-line

Arte & Agenda

"Altamira 2042' é uma instauração sonora com testemunhos sobre a catástrofe causada pela hidrelétrica de Belo Monte

publicidade

O Festival Internacional de Artes Cênicas de Porto Alegre, o Em Cena, ganha alterações em decorrência da pandemia do novo coronavírus. Tradicionalmente promovido no mês de setembro, agora a sua 27ª edição será realizada em outubro, entre os dias 21 e 30.

Para setembro está prevista uma série de eventos on-line, como videoconferências, mesas de discussão virtuais sobre temas da contemporaneidade, como sustentabilidade no setor da cultura, as relações dos povos afrodescendentes e indígenas. Realizado pela Prefeitura de Porto Alegre, o festival também ganhará um canal de televisão.

A programação contará basicamente com artistas de Porto Alegre, com apresentações em plataformas digitais. Em alguns momentos, o Em Cena ocupará as ruas da Capital, em atividades ao ar livre, respeitando todas as normas de segurança e saúde sugeridas pelos órgãos municipais e estaduais.

Para apresentar a programação nacional e internacional serão exibidas conversas entre o curador do festival e artistas. Os nomes confirmados nesta largada digital são os da escritora Eliane Brum, do ator Gregório Duvivier, da artista portuguesa Grada Kilomba, e do diretor e dramaturgo britânico Tim Etchells.

O tema desta edição será o corpo do futuro: humanidade e natureza, em um cenário de pós-pandemia, pós-gêneros, de transhumanos (uma conceito além dos cyborgs) e em um novo cenário climático. A visão indígena do mundo futuro, da humanidade e do clima, amplamente abordado na edição passada, também dará a tônica da realização esse ano e será um dos destaques na programação.

“Uma das atividades confirmadas é de “Altamira 2042”, que mostra o testemunho de rios brasileiros e das pessoas que vivem em suas margens – e à margem de processos históricos, políticos e econômicos. “Altamira 2042 é uma instauração sonora composta por caixas de som que amplificam testemunhos diversos sobre a catástrofe causada pela hidrelétrica de Belo Monte”, antecipa Fernando Zugno, diretor geral do Em Cena.

O Em Cena, que firmou uma parceria com o PUSH Festival, de Vancouver, no Canadá, contará com a presença virtual do organizador Franco Boni e da artista indígena canadense Cease Wyss. Eles vão unir a visão dos povos originários do pacífico norte ao olhar dos trópicos para as relações humanas com a natureza e consequências como o aquecimento global. A ideia, detalha Zugno, é um caminho natural no avanço de alguns temas que vem sendo construídos ao longo das quatro últimas edições, sempre com temáticas humanas dando um norte novo, mas complementar, a cada ano.

Entre as propostas que também marcarão a 27ª edição estará a inclusão de libras em todas as apresentações e debates. “Estamos nos estruturando desde já para fazermos essa inclusão da forma mais abrangente possível, não apenas no festival, mas desde antes, na comunicação sobre o Em Cena também. Queremos que o público que tem deficiência auditiva faça parte desta edição desde as primeiras ações”, enfatiza Zugno.

A programação completa do festival, reunida em um catálogo, ganhará versão digital. Com formato de uma revista de artes cênicas, o material comportará entrevistas, artigos, fotografias, imagens de pinturas, e a programação. 

 

INSCRIÇÕES ABERTAS 

O Projeto “Em Quadros” selecionará 20 propostas inéditas de performances artísticas. As performances serão projetadas de janelas de residências, entre os dias 30 de julho a 2 de agosto, sempre às 19h. Os trabalhos também serão apresentados no canal do Porto Alegre em Cena no YouTube e na página da SMC no Facebook (@secretariadaculturapoa). Serão aceitas apenas uma proposta por inscrito. Cada artista receberá o valor de R$ 720,00.

Serão aceitas propostas das mais variadas linguagens artísticas com performances de teatro, circo, dança e música. As apresentações devem ter de 5 a 20 minutos. Os interessados em participar do projeto deverão enviar material para o e-mail inscrevacac@gmail.com. Os dias de apresentação de cada performance selecionada serão combinados com cada um dos contemplados. Inscrições somente até dia 19 de julho. 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895