Porto Alegre em Cena anuncia primeira parte da programação

Porto Alegre em Cena anuncia primeira parte da programação

A 29ª edição do festival terá espetáculos nacionais e internacionais de 1º a 7 de dezembro

Correio do Povo

Espetáculo "Sísifo", de Gregório Duvivier e Vinícius Calderoni, estará na programação do festival no dia 2 de dezembro

publicidade

Em um café da manhã para convidados e imprensa na manhã desta terça-feira, dia 8, no Master Express Grande Hotel, a organização do Porto Alegre em Cena anunciou a grade de programação da primeira parte do festival cênico. A 29ª edição terá parte da programação de 1º a 7 de dezembro de 2022 e parte em março de 2023.

Passada a pandemia, o festival volta renovado, com realização da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa da Prefeitura de Porto Alegre, em parceria com a PUCRS e o Pacto Alegre. Esta edição inova na direção artística compartilhada para pensar o Em Cena daqui para a frente. Integram a equipe artistas, jornalistas, professores, gestores, que estão responsáveis pela curadoria e montagem da programação: Adriane Azevedo, Adriane Mottola, Airton Tomazzoni, Antônio Grassi, Juliano Barros, Renato Mendonça, Ricardo Barberena e Thiago Pirajira. “Tomamos a ideia de porto como um entre-lugar, onde novas histórias começam e terminam, contraem e se dilatam, nascem e morrem, pulsam. Nesse sentido, o Porto Alegre em Cena, nesta edição que inaugura uma formação coletiva em sua direção artística, amplia os traços que compõem sua narrativa, fortalecendo a potência plural e diversa que todo e qualquer festival pode e deve oferecer”, afirma Thiago Pirajira, em nome da equipe curadora. 

Na grade de programação desta primeira etapa, em dezembro, estão os espetáculos "Palácio do fim", da Cia. Incomode-te; "Sambaracotu", do Canoas Coletivo de Dança; "Maria, seus filhos e suas filhas", espetáculo de rua do grupo Levanta Favela; Sobrevivo - antes que o baile acabe", do Espiralar Encruza; "Terra Adorada", criado a partir da pesquisa de Ana Luiza da Silva; "Sísifo", de Gregório Duvivier e Vinícius Calderoni; "Ilha", do Coletivo Grupelho; "Atravessamentos", do Circo Híbrido; Restinga Crew, com apresentação de rua na orla do Guaíba; "Novos velhos corpos 50 +" de um grupo de bailarinos de Porto Alegre; "Embarque imediato", comemorando os 80 anos de Antônio Pitanga, numa montagem de Márcio Meirelles; "Medeia", um solo de Tânia Farias, do Ói Nós Aqui Traveiz; "Ítaca – Nossa Odisseia I", um espetáculo híbrido de Christiane Jatahy, na Cinemateca Capitólio; a apresentação da Cia Municipal de Dança de Porto Alegre e, por fim, o Recital de violoncelo e piano com Romain Garioud e Liliana Michelsen, que une Brasil e França numa noite de música erudita, na Igreja Universitária Cristo Mestre, no Campus da PUCRS. As produções englobam as áreas propostas pela equipe curadora e incluem teatro de sala, teatro de rua, dança, circo, performance de rua, música, em linguagens híbridas e temas que conversam com os anseios da sociedade.

Como já é tradição, o Em Cena promoverá atividades formativas oferecendo oficinas e workshops com artistas, coletivos e arte-educadores, bem como atividades de rua e descentralizadas. Essas atividades serão divididas entre a primeira etapa, em dezembro de 2022 e a segunda etapa, em março de 2023, durante as comemorações da Semana de Porto Alegre. Também está previsto um grande encontro de realizadores e incentivadores de festivais cênicos nacionais e internacionais, intitulado "Beijo de Língua", numa referência ao recorte geográfico dos países de língua portuguesa. E ainda, para celebrar este novo momento, o Em Cena terá o tradicional Ponto de Encontro, sediado no Centro Municipal de Cultura Lupicínio Rodrigues, onde artistas e público se reunirão. 

Os ingressos podem ser adquiridos a partir do dia 10 de novembro, pelo site Guichê Web ou na PUCRS Store, que fica no térreo do prédio Living 360º (Prédio 15), no Campus da PUCRS (Av. Ipiranga, 6681), das 11h30min às 21h30min. 

HISTÓRIA 

O Porto Alegre em Cena tem o afeto dos gaúchos e visitantes desde os anos 90, quando se iniciou. Muitos carregam em suas memórias as aberturas das bilheterias do festival e suas filas culturais e festivas, a cidade repleta de luzes e cores, as salas lotadas, a rua pulsando. Em quase três décadas, o festival que começou tímido, tateando os espaços, mas já com uma programação apontando para o futuro, consolidou-se e abriu caminhos inimagináveis. Trouxe a Porto Alegre espetáculos de Peter Brook, Ariane Mnouchkine, Pina Bausch, Berliner Ensemble, Eimuntas Nekrosius, Patrice Chereau, Sankai Juku, Marianne Faithfull, Philip Glass, Goran Bregovic, Bob Wilson, entre tantas outras produções internacionais de peso. Apresentou ao longo de sua existência as grandes companhias brasileiras, como o Teatro Oficina, a Armazém Companhia de Teatro, Grupo Galpão, Cia de Dança de São Paulo, importantes companhias vizinhas dos países do Prata, novidades cênicas dos quatro cantos do Brasil. O festival foi impulsionador da efervescência nas artes cênicas locais, movimentando a produção das artes na cidade e no Brasil, promovendo debates, conversas, trocas de saberes. Fomentou a produção local em premiações, oficinas, intercâmbios. 

A Voz Cultural é a produtora responsável pela 29ª edição. A empresa foi selecionada em edital promovido pela Prefeitura em julho deste ano e foi homologada em agosto. Os responsáveis técnicos da empresa, os gestores culturais Vítor Ortiz e Denise Viana Pereira, assinam a coordenação geral do festival.

PROGRAMAÇÃO

Dia 1º de dezembro

19h – Palácio do fim - Sala Álvaro Moreyra

21h – Sambaracotu - Teatro Renascença

 

Dia 2 de dezembro

18h – Maria, seus filhos, suas filhas - Espetáculo de Rua - Esquina Democrática

19h – Terra Adorada - Sala Álvaro Moreyra

21h – Sísifo - Salão de Atos da PUCRS

 

Dia 3 de dezembro 

18h – Ilha - Pedro Alvim - IAPI

19h – Sobrevivo - antes que o baile acabe - Sala Álvaro Moreyra

21h – Atravessamentos - Teatro Renascença

 

Dia 4 de dezembro

19h – Restinga Crew - Apresentação de dança – Orla do Guaíba, na pista de skate

19h – Novos velhos corpos - Sala Álvaro Moreyra

19h – Embarque imediato - Salão de Atos da PUCRS

 

Dia 6 de dezembro

20h – Medeia / solo de Tânia Farias - Terreira da Tribo

 

Dia 7 de dezembro

16h e 20h - Ítaca – Nossa Odisseia I - Cinemateca Capitólio

20h – Cia Municipal de Dança – Teatro Renascença

20h - Recital de violoncelo e piano com Romain Garioud e Liliana Michelsen - Igreja Universitária Cristo Mestre – Campus PUCRS


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta deste domingo, dia 28 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895