Porto Alegre em Cena define diretores artísticos

Porto Alegre em Cena define diretores artísticos

Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa anunciou um coletivo com oito integrantes para as edições 29 e 30 do festival

Arte & Agenda

Secretário Gunter Axt na apresentação dos oito diretores artísticos das edições 29 e 30 do Porto Alegre em Cena

publicidade

A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa anunciou no final da tarde de quinta-feira, no Salão Nobre do Paço Municipal, a comissão que irá integrar a Direção Artística das duas próximas edições do Porto Alegre em Cena. Também foi apresentada a nova proposta de gestão para a realização do evento, um dos mais importantes festivais de artes cênicas da América Latina. A 29ª edição irá ocorrer em duas datas: dezembro de 2022 e março de 2023; a 30ª edição, em setembro de 2023.

O secretário municipal de Cultura, Gunter Axt, disse que o papel do poder público é funcionar como um facilitador de grandes eventos e proporcionar a participação da sociedade na vida cultural da cidade. Após o anúncio, os integrantes da direção artística do Porto Alegre em Cena realizaram a primeira reunião. Foram iniciadas as tratativas sobre as diretrizes gerais, alcance do público, tipos de espetáculos e a programação.

Em junho, após resultado de edital, a empresa de Vitor Ortiz foi homologada pela pasta para realizar o evento. Axt frisou a competência dos diretores artísticos e chamou atenção para o caráter coletivo da sua composição. “São profissionais experientes e altamente qualificados. Vamos trabalhar para ampliar o acesso à cultura e com foco na descentralização dos espetáculos de teatro, dança e música, em suas mais diversas formatações”, afirma. O Porto Alegre em Cena terá parceria da PUCRS e do Pacto Alegre.

Programação

A programação deverá abranger uma diversidade de atividades culturais, desde espetáculos internacionais, nacionais e gaúchos, até leituras dramáticas e teatro para crianças. As apresentações deverão ser em teatros, salas de espetáculo, espaços culturais e descentralizados.

Veja quem são os oito diretores artísticos: 

Adriane Azevedo – atriz e produtora - Sated
Thiago Pirajira – diretor, produtor, ator e professor - DAD/UFRGS
Airton Tomazzoni – artista da dança e jornalista - Equipe Dança SMCEC
Ricardo Barberena –  Instituto de Cultura PUCRS
Adriana Mottola – diretora, atriz e produtora teatral - Diretora Cia de Teatro Stravaganza
Renato Mendonça – Jornalista, dramaturgo e coordenador da Escola de Espectadores de Porto Alegre
Juliano Barros – Ator, diretor artístico e fundador do Bloco da Laje
Antônio Grassi – Ator, ex-presidente da Funarte e ex-diretor de Inhotim.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta deste domingo, dia 28 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895