Porto Alegre recebe exposição com obras clássicas e inéditas de José Patrício

Porto Alegre recebe exposição com obras clássicas e inéditas de José Patrício

Trabalhos do artista pernambucano ficam à mostra no Instituto Ling desta terça até 18 de novembro

Correio do Povo

Novas fotografias mostram tensão entre forma, luz e arroubos cromáticos

publicidade

O Instituto Ling (João Caetano, 440), em Porto Alegre, apresenta a partir desta terça-feira a exposição "Explosão Fixa", que traz 19 obras que perpassam os 40 anos de carreira artística do pernambucano José Patrício. A mostra, com curadoria de Eder Chiodetto, é composta com telas e instalações representativas do universo criativo do artista, além de conjunto de fotografias inéditas. A visitação gratuita ocorre até 18 de novembro, de segunda a sexta, das 10h30min às 22h e sábados, das 10h30min às 20h.

Na quarta-feira, às 10h30min, artista e curador recebem o público para uma visita guiada à exposição e uma conversa sobre o processo de trabalho de Patrício. Conhecido principalmente por suas instalações de chão da série "Ars combinatoria", composta por milhares de peças de dominó, José Patrício é influenciado pelos movimentos artísticos geométrico e concreto brasileiros. Ele fundamenta seus trabalhos em combinações numéricas lógicas, sugerindo que mesmo as fórmulas matemáticas têm o potencial de conter sua própria expressividade.

Assim, Patrício cria um lugar original no campo da arte, na fronteira entre a pintura, o desenho e a assemblage (técnica de colagens com objetos e materiais tridimensionais). Quanto ao conjunto de imagens inéditas, elas voltam-se para a cultura popular, as vitrines e momentos de tensão entre forma, luz e arroubos cromáticos.

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895