Porto Alegre recebe, em dois encontros especiais, o lançamento do novo livro de Baixo Ribeiro, “Supermercado de arte e os heróis marginais – Manifesto pela arte independente”. A obra, publicada de forma independente pela Choque Cultural, chega à capital gaúcha com apoio de pré-produção da Fundacred e eventos de apresentação nesta quarta, 10 de dezembro, 19h, na Livraria Taverna (Andradas, 736) , e na quinta, 11 de dezembro, no Vila Flores (São Carlos, 759).
O livro, com 401 páginas e mais de 100 ilustrações inéditas, se desenvolveu em paralelo à atuação de Ribeiro como mentor do presidente da Fundacred e da analista de Relações Institucionais, responsável pela Coleção Fundacred, experiência que atravessou e influenciou diversas reflexões presentes no livro. O presidente da Fundacred, Nivio Lewis Delgado, destacou que “a Fundacred se posiciona, desde sua fundação como uma infraestrutura para quem acredita na educação como o veículo mais poderoso de mobilidade social e para quem deseja investir no acesso e na promoção do acesso ao capital cultural, social e simbólico presentes do processo formativo do indivíduo, das famílias e de seus territórios. Promover o acesso à educação a partir da arte, e com a arte, está na nossa missão institucional e faz parte dos nossos objetivos estratégicos."
Pesquisa
O livro é resultado de uma vasta investigação sobre movimentos que moldaram a arte independente. Ribeiro resgata a história desde os coletivos urbanos às contraculturas dos anos 1960 e 1970, passando pelos diálogos entre muralismo, grafite, impressões populares e redes afetivas dos anos 1980 e 1990. O autor conta a história do mercado e da insurgência cultural e propõe um manifesto sobre a força da arte periférica e de suas formas de organização comunitária.
A escolha da Livraria Taverna para o primeiro encontro reforça um diálogo natural entre o tema do livro e o espaço: referência em literatura, artes e humanidades, a Taverna abriga um catálogo plural; além de carregar a potência simbólica de estar situada na Casa de Cultura Mario Quintana, marco da cultura do Rio Grande do Sul.
No dia seguinte, o lançamento segue para o Vila Flores, complexo cultural de economia criativa reconhecido por sua atuação comunitária, oficinas, shows e circulação de artistas locais. O espaço amplia o diálogo do livro com coletivos, práticas colaborativas e redes que estruturam a cena independente porto-alegrense.
Autor
Baixo Ribeiro é curador, educador e uma das maiores referências nacionais em arte urbana. Fundador da galeria Choque Cultural (SP), atua há várias décadas na promoção da produção independente, desenvolvendo intercâmbios, festivais e projetos educativos. Também é mentor e colaborador da Coleção Fundacred.
Serviço:
1º momento
Lançamento + conversa com o autor + sessão de autógrafos
Data: 10 de dezembro de 2025 (quarta-feira)
Horário: 19h
Local: Livraria Taverna – Casa de Cultura Mario Quintana
Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico – Porto Alegre/RS
Entrada: gratuita (livros à venda no local)
2º momento
Encontro + sessão de autógrafos
Data: 11 de dezembro de 2025 (quinta-feira)
Horário: 18h
Local: Vila Flores
Rua São Carlos, 759 - Porto Alegre/RS
Entrada: gratuita (livros à venda no local)