Arte & Agenda

Porto Alegre recebe segunda edição de Festival de Roteiro

O FRAPA ocorre a partir desta terça até o dia 16 dentro da programação da Feira do Livro

Atividades ocorrem em vários pontos do Centro Histórico até o dia 16
Atividades ocorrem em vários pontos do Centro Histórico até o dia 16 Foto : Divulgação CP
A segunda edição do FRAPA - Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre - é a oportunidade para os que trabalham ou sonham em trabalhar no desenvolvimento de narrativas para cinema e televisão aperfeiçoarem seu texto e criação. As atividades gratuitas começam a partir de terça-feira e se estendem até o dia 16, dentro da programação da Feira do Livro, em diversos locais do Centro Histórico: Santander Cultural, Casa de Cultura Mario Quintana, auditório do SindBancários, Galeria Mamute e Centro Cultural CEEE Erico Verissimo.

Dentre os destaques, estão mesas de debate com roteiristas e realizadores convidados, a mostra FRAPA de longas-metragens, o concurso de roteiro, rodada de negócios e dois workshops. Além disso, uma atividade inovadora: a leitura, com atores, de um roteiro inédito, de autoria do cineasta carioca Domingos de Oliveira, escrito nos anos 60.

Pioneiro no Brasil e na América Latina, o FRAPA é um evento independente. A partir da nova legislação da TV por assinatura – que exige que os canais da TV paga exibam 3h30min semanalmente de conteúdo audiovisual brasileiro em seus horários nobres –, o país vive um momento inédito na produção de roteiros, que se apresentam cada vez mais sofisticados e com rigor intelectual. O FRAPA pretende dar apoio a esses profissionais através da continuidade de suas ações, da oportunidade e formação de novos talentos e da inovação dentro da grade de programação.

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta sexta-feira, dia 16 de outubro de 2026

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio