Porto Verão Alegre chega em sua 20ª edição com mais de 113 atrações

Porto Verão Alegre chega em sua 20ª edição com mais de 113 atrações

Festival terá apresentações em Canoas e mostra infantil no Sesc, em Porto Alegre

Luiz Gonzaga Lopes

“TOC - Uma Comédia Obsessiva Compulsiva” terá apresentações de 15 a 17 de fevereiro, no Teatro Renascença

publicidade

Porto Alegre iluminada pelo Sol da Meia Noite com a hashtag “cultura transforma”. A partir dessas premissas é que se estrutura a edição de 20 anos do Porto Verão Alegre. Do raiar do primeiro espetáculo até que se ponha o último aplauso, os gaúchos terão oportunidade de assistir às mais de 113 atrações espalhadas em 13 espaços de arte, nos meses de janeiro e fevereiro: Barco Cisne Branco, Centro Histórico-Cultural Santa Casa, Instituto Goethe, Instituto Ling, Teatro de Arena, Teatro da Amrigs, Teatro do Bourbon Country, Teatro Renascença, Sala Álvaro Moreira, Theatro São Pedro, Studio Clio e Teatros do Sesc em Porto Alegre e Canoas.

Nesta edição do Porto Verão Alegre, que será realizada de 8 de janeiro a 17 de fevereiro de 2019, serão ao todo 107 espetáculos apresentados (26 a mais que na edição anterior): 98 na capital, com opções de teatro, dança, mágica e ilusionismo e música. Cinco deles escolheram o festival para realizar a sua estreia (“Bonecas cobiçadas”, “Lilás”, “Um corpo estranho entre nós”, “Sergio Rojas Instrumental” e “TOC - Uma Comédia Obsessiva Compulsiva”) e mais 45 serão apresentados pela primeira vez no evento cênico.

Outros nove espetáculos, escolhidos entre os mais assistidos e alguns lançamentos, serão apresentados no Teatro do Sesc, em Canoas. Somam-se ainda outras seis peças infantis reunidas em uma Mostra no Teatro do Sesc, em Porto Alegre.

Novidades e atividades culturais consagradas integrarão a edição comemorativa do Porto Verão Alegre. Entre elas está a homenagem ao ator Leonardo Machado, que nos deixou este ano. O Ciclo de Cinema “Cine ao Leo” contará com a exibição gratuita de filmes aos quais participou, sempre às terças-feiras, no Studio Clio. Outra inovação é a programação cultural que acontecerá no Barco Cisne Branco.

Oficinas gratuitas, CenaSig (apresentações teatrais seguidas de debates conduzidos em parceria com a Sigmund Freud Associação Psicanalítica) e espetáculos com audiodescrição e libras (serão dois) continuam na programação.
De acordo com os idealizadores e organizadores do Porto Verão Alegre, Rogério Beretta e Zé Victor Castiel, esta edição reforça o sentimento de orgulho e resistência em relação ao projeto.

“Completar 20 anos não é para qualquer um. São anos após anos de batalhas e resistências, especialmente diante de um cenário recente de instabilidade”, declara Beretta. Os atores ressaltam, que mesmo sendo um festival privado, o Porto Verão tornou-se patrimônio cultural da cidade.

O primeiro espetáculo a estrear no PVA 20 será “Bonecas Cobiçadas, com direção de Zé Adão Barbosa e elenco composto por Caio Prates, João Carlos Castanha e Lauro Ramalho, que em edições anteriores apresentaram “O Que Terá Acontecido a Baby Jane?”. O espetáculo terá apresentações de 22 a 24 de janeiro, às 21h, no Teatro do Sesc (Alberto Bins, 665).

Trinta anos depois da primeira montagem de “Boneca Cobiçada”, espetáculo pioneiro em apresentar homens interpretando cantoras e atrizes famosas, em performances originais e criativas, a montagem Caio, Castanha e Laurinho em números clássicos de seus repertórios como: “Flashdance”, “Titanic”, “A Noviça Rebelde”, “O Homem Elefante” e a própria “O que Terá Acontecido a Baby Jane?”.

Outra estreia será “TOC - Uma Comédia Obsessiva Compulsiva”), de 15 a 17 de fevereiro, às 21h, no Teatro Renascença (Erico Verissimo, 307). Na trama, quatro personagens com diferentes personalidades e tipos de TOC encontram-se numa sessão de terapia, onde desenvolvem uma estranha relação, enquanto aguardam a chegada do famoso Dr. Clovis Schartzmann. O texto de autoria de Artur José Pinto tem inspiração na peça francesa “Toc Toc”, de Laurent Baffie. A direção é de Lutti Pereira, com elenco formado por Daniel Lion, Juliana Barros, Letícia Kleemann e Vinicius Petry. Ingressos são vendidos pelo site. Os pontos de vendas físicos serão divulgados somente em janeiro.

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895