Neste sábado, 17 de agosto, às 19h30, o Festival Kino Beat promove o pré-lançamento de sua 9ª edição integrando a programação 6ª edição do Dia Estadual do Patrimônio Cultural, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) com a performance audiovisual “Zonas Críticas - 11 Vinhetas Minerais à Margem”, do artista uruguaio Fernando Velázquez, na Galeria Xico Stockinger, no 6º andar da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) em parceria com o Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS).
A atividade marca o pré-lançamento do 9º Festival Kino Beat, que celebra em 2024, quinze anos da estreia do seu primeiro formato, a mostra Kino Beat de filmes. A nona edição do festival, inicia em outubro e segue até 2025, explorando os formatos e linguagens trabalhados ao longo de sua história: exposições, instalações, residência artística, performances, shows e mostra de filmes. O evento conta com entrada franca e a duração da performance é de 45min.
“Zonas Críticas - 11 Vinhetas Minerais à Margem” é uma performance audiovisual criada pelo artista Fernando Velázquez, livremente inspirada no conceito de “Zonas Críticas”. A proposta, elaborada por cientistas de diversas disciplinas, enfatiza a importância vital de uma camada fina, de alguns quilômetros para cima e para baixo de onde pisamos, em que rochas, água, ar e organismos vivos e sociais interagem. As Zonas Críticas, em atual desequilíbrio acelerado, devido às ações de determinados grupos humanos, podem ser imaginadas como patrimônios materiais e imateriais, que estabelecem interações complexas que regulam e determinam a sustentação da vida.
“A ideia desta edição, com essa data marcante dos 15 anos, além de retomar formatos e linguagens, é de também reativar parcerias artísticas que foram importantes e de impacto para o festival. O Fernando representa isso, em especial como um elo com a produção de fora do Estado, que sempre compôs com artistas locais a nossa programação”, declara Gabriel Cevallos, criador e curador do Kino Beat.
Fernando Velázquez é artista, curador e professor. Investiga os dispositivos técnicos enquanto agentes mediadores da percepção e na sua relação estruturante dos paradigmas vigentes, particularmente o tecnosolucionismo, o antropoceno e os estudos decoloniais.