Prédio da Fundação Iberê celebra 15 anos com programação cultural

Prédio da Fundação Iberê celebra 15 anos com programação cultural

As atividades gratuitas, realizadas de 12 a 30 de maio, incluem oficinas, shows, medição arquitetônica, passeio na trilha ecológica

Correio do Povo

Fundação Iberê teve seu prédio concebido pelo arquiteto português Álvaro Siza

publicidade

A Fundação Iberê (Padre Cacique, 2000) preparou uma programação especial para celebrar os 15 anos do centro cultural, um prédio com linhas sinuosas, arestas afiadas e rampas internas e externas. O edifício segue padrões internacionais de iluminação, controle de temperatura, abastecimento de água, tratamento de esgoto e prevenção de incêndios. É praticamente uma escultura concebida pelo arquiteto português Álvaro Siza para o recorte do terreno, preservando a mata ao redor e sem ultrapassar a altura da velha pedreira que lhe faz fundos. 

As atividades festivas são gratuitas e incluem mediação arquitetônica; passeio na trilha ecológica da Fundação, assinada pelo ambientalista José Lutzenberger; oficinas e duas apresentações musicais com Paola Kirst, que interpretará textos de Iberê Camargo acompanhada do Grupo Kiai e Mel Souza.

Confira a programação neste final de semana: 

Dias 11, 18 e 25 de maio | Quinta-feira
15h – Mediação arquitetônica para público espontâneo. Mediação com foco na arquitetura do prédio, seus aspectos estruturais, compositivos e históricos e a relação do mesmo com a arte.

Dia 12 de maio -| Sexta-feira: 15h – Mediação com Experimentação em Gravura 

O Programa Educativo da Fundação Iberê convida para uma experimentação em diálogo com a exposição 'O estranho desaparecimento de Vera Chaves Barcellos". No ateliê, o público analisará a obra "Permutáveis" e as diferentes matrizes utilizadas na produção em gravura. Inscrições aqui

Dia 13 de maio - Sábado: 15h – Oficina Iberê Camargo e a Cidade Oficineira: Bárbara Rodrigues (arquiteta e arte-educadora)

Relação entre imagens impressas de diversos lugares da cidade com algumas obras que Iberê Camargo pintou de Porto Alegre.  As crianças serão convidadas a misturar realidade e ficção em representações, através de desenhos e pinturas da cidade. Faixa etária: a partir de 8 anos. Inscrições aqui

15h – Oficina Experimentação fotográfica na Trilha, com  Tuane Eggers e Beto Mohr. 

Os participantes serão convidados a experimentar a percepção por meio de um passeio fotográfico realizado na trilha da Fundação Iberê, que foi idealizada, junto ao projeto arquitetônico que comemora 15 anos, como um espaço de associação entre arte e natureza. Em caso de chuva, a atividade será remarcada. Inscrições aqui.   

Dia 14 de maio - Domingo - 15h – Oficina Bonecas Feias e “Idiotas” de Iberê, com Cláu Paranhos (artista)

Durante uma mediação, os participantes observarão como a série "Idiotas" e os desenhos presentes na exposição Iberê Camargo: Desenhos podem nos inspirar a soltar a manualidade para, no ateliê do Educativo, explorar o universo das Bonecas Feias. Inscrições aqui.

Domingo, 17h – Iberê Musicalizado com Paola Kirst e Grupo Kiai - Interpretação musical de textos e frases de Iberê Camargo. Em caso de chuva, o show será remarcado

 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895