Prédio do Daer/PGE estampará painel de Mona Caron e Mauro Neri

Prédio do Daer/PGE estampará painel de Mona Caron e Mauro Neri

Muralistas são convidados de um projeto de incentivo à arte urbana, com a proposta de estimular a arte através de reflexões promovidas por murais em prédios da cidade

Correio do Povo

Ambos os artistas buscam elevar e reafirmar os valores de profundo cuidado da natureza e de todos os seres humanos de forma igual, com obras de arte esteticamente agradáveis, que elevam o espírito.

publicidade

A suíça Mona Caron e o paulista Mauro Neri irão pintar um painel na lateral norte do prédio sede do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) e da Procuradoria Geral do Estado (PGE), situado na Avenida Borges de Medeiros, 1555, em Porto Alegre. Os muralistas são convidados de um projeto de incentivo à arte urbana, com a proposta de estimular a arte através de reflexões promovidas por murais em prédios da cidade, lançado ontem.  

Com previsão de início entre novembro e dezembro, próximos, o tempo de execução é de aproximadamente quatro semanas, dependendo das condições climáticas. A proposta de layout representa a combinação sinérgica e complementar dos dois artistas, potencializando as mensagens de ambos. Em destaque, a planta nativa Justicia Gendarussa, vulgarmente conhecida como quebra-demanda, quebra-tudo, vence tudo. "É uma planta de superação, de resiliência ou até resistência, utilizada por religiões de matriz africana, que cresce entre os braços de uma figura que pode ser vista como uma balança, mas também um gesto de cuidado. Estamos lá hoje, nesta balança, nesta escolha perigosa", afirmam. Na capital gaúcha, além do mural, a dupla ministrará oficinas com jovens da periferia e artistas locais. Quando Mona esteve em Porto Alegre, em 2013, como convidada do 2º Fórum Mundial de Bicicleta, surgiu o entusiasmo e a ideia de ter uma obra da artista no prédio do Daer/PGE.

O diretor da Lappus,entidade  idealizadora e executora da iniciativa, Marcelo Sgarbossa, ressalta que "o projeto também pretende fortalecer a cidade de Porto Alegre no âmbito da arte urbana mundial, influenciando a comunidade para reflexões contemporâneas por meio da apreciação da arte urbana e promover o intercâmbio de experiências com jovens da periferia de Porto Alegre e artistas locais". São parceiros da iniciativa o Governo do Estado do RS, o Município de Porto Alegre, o DAER, a PGE, e entidades e pessoas da sociedade civil.

Sobre os artistas
Mona Caron é uma artista suíça conhecida por realizar pinturas murais de grande escala em espaços públicos. Tem sido convidada a realizar encomendas de arte pública para prefeituras de cidades nos EUA, Europa, Ásia e América do Sul. Veracidade, como é conhecido, Mauro Neri, com origem na periferia de São Paulo, é educador, artista plástico, co-responsável pelos movimentos Imargem, Cartograffiti e Infograffiti. Formado em Licenciatura em Artes Visuais, frequentou a Academia de Belas Artes na Itália.

Mona e Mauro têm colaborado em múltiplos projetos em vários países na Europa, EUA e Brasil nos últimos dois anos. Juntos, eles realizaram um duplo-mural de grande escala nos dois lados de um prédio em São Paulo, em 2020. Ambos buscam elevar e reafirmar os valores de profundo cuidado da natureza e de todos os seres humanos de forma igual, com obras de arte esteticamente agradáveis que elevam o espírito


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895