Prêmio literário Man Booker perde seu patrocinador

Prêmio literário Man Booker perde seu patrocinador

Célebre distinção do mundo das letras era financiada desde 2002 pelo Man Group

Correio do Povo

Prêmio é entregue anualmente no Reino Unido

publicidade

O Prêmio Man Booker, criado em 1968 e um dos mais importantes da literatura, perdeu seu patrocinador. A parceria entre a Fundação Booker Prize e o financiador Man Group chegou ao fim, anunciou a presidente da instituição que anualmente entrega a distinção no Reino Unido, Helena Kennedy. “O Man Group tem sido um patrocinador excelente e muito generoso há quase 18 anos, desde 2002. Com o seu apoio, vimos o prêmios as nossas atividades de caridade florescerem, a tal ponto que hoje o prêmio pode se gabar de ser o prêmio literário mais significativo do mundo”, afirmou.

A interação entre o mundo literário e a empresa, contudo, nem sempre foi das mais amigáveis. Há alguns anos, a relação piorou por causa de mudanças nas regras. Originalmente exclusiva para autores britânicos, irlandeses ou da Comunidade das Nações (Commonwealth), a partir de 2014, a disputa passou a aceitar escritores de outros países. Desde então, dois norte-americanos foram homeageados: Paul Beatty, em 2016, com "The Sellout", e George Saunders, em 2017, com "Lincoln no limbo: Um romance". Críticos à mudança argumentam que a medida apagou a essência.

O Man Group tornou-se patrocinador da láurea em 2002, estimando-se que tenha doado 25 milhões de libras (quase 29 milhões de euros) à fundação. De acordo com o editor de cultura da BBC, Will Gompertz, as relações entre a fundação e o grupo financeiro eram tensas porque o patronicador se sentia menosprezado. Em comunicado, o diretor executivo da empresa, Luke Ellis, anunciou que vai passar a aplicar os recursos que destinava ao prêmio a uma campanha visando a inclusão nos quadros da empresa de minorias étnicas ou com um perfil atípico para o mundo financeiro.




Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta terça-feira, dia 23 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895