Premiado em Cannes e clássicos na tela

Premiado em Cannes e clássicos na tela

Longa com Valeria Golino e clássicos de Giuseppe Tornatore e de Ettore Scola estão entre as novidades

Marcos Santuario

Valeria Golino, que já foi namorada de Tom Cruise em ‘Rain Man’, é a estrela de ‘Respiro’, de Emanuele Crialese

publicidade

As plataformas Belas a La Carte, Sesc Digital e Looke estão com novidades do universo do cinema em sua programação a partir desta quinta-feira. No Belas a la Carte são quatro novos filmes que passam a integrar o catálogo do streaming. Entre os destaques está o marcante drama italiano “Respiro” (2002), dirigido por Emanuele Crialese, com Valeria Golino, que já foi namorada de Tom Cruise em “Rain Man”, no papel principal. As outras três novidades são “Sonho Sem Fim”, filme de estreia de Lauro Escorel como diretor e que narra a história de um dos pioneiros do cinema brasileiro, Eduardo Abelim; o clássico “O Grande Motim”, de 1935, dirigido por Frank Lloyd, com Charles Laughton, Clark Gable e Franchot Tone, indicado ao Oscar 1936 em oito categorias; e a comédia “O Palhaço do Batalhão”, de 1950, com direção de Hal Walker, terceiro filme com Jerry Lewis e Dean Martin.

Em “Respiro”, Grazia, vivida por Valéria, é mãe de três filhos e mora com o marido em uma ilha na Itália. Com as outras mulheres do local trabalha na limpeza dos peixes que os homens trazem diariamente. Tem seus sonhos e dificuldades e apenas se permite tomar banhos de mar nua, gerando as fofocas no local. Com impactantes imagens do Mediterrâneo, o filme vencedor do Grande Prêmio da Semana da Crítica de Cannes 2002 vai além da clássica história da mulher diferente das demais que desafia o conservadorismo da comunidade. O diretor e roteirista Emanuele Crialese não caiu na mesmice, e transformou “Respiro” em um clássico libertário do início do milênio. Pelo papel na trama, Valeria Golino foi reconhecida pela crítica e, junto à delicadeza surpreendente da produção, recebeu o troféu de Melhor Atriz no prêmio de cinema italiano mais antigo, o Nastro D'argento, e no Festival de Mons, na Bélgica, além de ter uma indicação no David di Donatello, o Oscar italiano.

Já a plataforma do Sesc Digital apresenta, a partir desta quinta-feira, a obra-prima italiana “Cinema Paradiso”, de Giuseppe Tornatore, que venceu o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, de 1989, o Globo de Ouro e também o Festival de Cannes. Na tela, a emoção da grande amizade entre o garoto Toto, que se encanta pela magia do cinema, e o projecionista de sua cidade natal, da Itália.

Em estreia, ainda, Ettore Scola traz a comédia dramática “Nós Que Nos Amávamos Tanto”, vencedora do Prêmio César de Melhor Filme Estrangeiro, de 1977.Em cena estão três amigos militantes da Resistência italiana, que tomam diferentes rumos com o fim da Segunda Guerra Mundial.

Completa esta série de filmes do Sesc Digital “Os Eternos Desconhecidos”, de Mario Monicelli, indicado ao Oscar de 1959, que conta a história de cinco amigos e improváveis ladrões e um assalto que seria simples.

Outras opções a partir de hoje estão na plataforma Looke, que destaca a série produzida pela BBC de Londres, “Despedaçado” (Broken). Apostando no drama, a série de seis episódios traz Sean Bean como o enigmático e problemático religioso Michael Kerrigan, que tenta manejar sua congregação através de sua fé, na Inglaterra contemporânea


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta sexta-feira, dia 26 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895