Arte & Agenda

Prêmio Platino 2026 terá novas categorias

Evento que acontece em maio do ano que vem, na Riviera Maia, amplia categorias para cinema e séries

Na edição deste ano, realizada em Madri (Espanha), o brasileiro 'Ainda Estou Aqui' foi um dos principais vencedores
Na edição deste ano, realizada em Madri (Espanha), o brasileiro 'Ainda Estou Aqui' foi um dos principais vencedores Foto : Marcos Santuario / Especial / CP

A organização dos Prêmios Platino decidiu ampliar as categorias do prêmio, que tem se tornado cada vez mais o Oscar do cinema ibero-americano. A mudança acontece tanto para longa-metragem como para séries. O objetivo, segundo os organizadores, é o de oferecer uma representação mais ampla dos profissionais que fazem possível cada produção.

Esta nova edição, que será celebrada em 9 de maio na Riviera Maya, já terá esse novo formato, em um processo de evolução que acompanha as modificações no cenário audiovisual ibero-americano.

Para o cinema, três novas categorias: Vestuário, Efeitos Especiais e Maquiagem.

Para as séries, nove novas categorias: Melhor Série de longa duração (mais de 26 capítulos), Música Original, Edição, Arte, Fotografia, Som, Vestuário, Efeitos Especiais e Maquiagem. Com estas adições, o número de prêmios no total passa a ser 36.

Todas estas transformações serão acompanhadas por modificações no formato da gala e sua transmissão pelas TVS associadas. Para o evento televisionado, os prêmios apresentados serão: Prêmio de Honra, Melhor Filme de Ficção, Documentário, Animação, Comédia, Obra de Estreia, Direção, Roteiro, Melhores Atores e Atrizes em Cinema ou Série, Melhor Minissérie ou Telessérie de Ficção ou Documental, Melhor Criador de Minissérie ou Telessérie e Melhor Série de Longa Duração.

Com isto, a duração da Gala televisiva que hoje é de três horas passará a ser de duas horas. Todos os outros prêmios serão concedidos em um evento paralelo que será desenvolvido ao longo dos meses.

No total, serão entregues 36 prêmios que incluem todas as áreas do audiovisual ibero-americano, desde as categorias criativas até as técnicas. Em breve, mais informações sobre estas mudanças.

Na edição deste ano, realizada em Madri (Espanha), o filme brasileiro “Ainda Estou Aqui” foi um dos principais vencedores, colocando o Brasil definitivamente em destaque nos Prêmios Platino.

Veja Também

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta segunda-feira, dia 17 de novembro de 2025

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio