Produção de Bruno Barreto arranca aplausos no Festival de Cinema de Berlim

Produção de Bruno Barreto arranca aplausos no Festival de Cinema de Berlim

"Você Nunca Disse Eu Te Amo" está fora da competição pelo Urso de Ouro

Correio do Povo

Glória Pires e Miranda Otto contracenam em ´Você Nunca Disse Eu Te Amo´

publicidade

Mesmo fora de competição pelo Urso de Ouro, o prêmio maior do 63º Festival de Cinema de Berlim que termina neste sábado, um filme brasileiro foi recebido com aplausos na capital alemã. É a produção de Bruno Barreto, “Você Nunca Disse Eu Te Amo”, o seu 19º título, com Glória Pires e Miranda Otto, recriando o Rio de Janeiro dos anos 50 a 60, com trama de amor entre a poeta norte-americana Elisabeth Bishop e a arquiteta carioca Lota de Macedo Soares.

Apresentada na segunda maior sala de exibição do evento, praticamente lotada, e com o título internacional de “Reaching for the Moon”, a fita do cineasta brasileiro arrancou aplausos da plateia e antecipa o sucesso quando chegar no Brasil no dia 24 de maio próximo. As cenas de sexo homossexual, pelo menos, devem causar sensação.

Os diretores continuam sendo o destaque. Confinado em seu país, Jafar Panahi mandou “Cortina Fechada”, sobre um homem que se isola com seu cão, considerado um animal impuro pelo islamismo radical. A produção recebeu aplausos e vaias. A polonesa Malgozka Szumowska promete polêmica com “In the Name of”, sobre um padre que vai trabalhar numa comunidade só de meninos e se apaixona por um deles. Homossexualidade e violência são dois ingredientes de Gus Van Sant em “Promised Land”. Matt Damon estrela e assina o roteiro com John Krasinski. Na trama, a companhia se aproveita da crise econômica para forçar os fazendeiros a vender as suas terras para a exploração de gás.

“Child's Pose”, do romeno Calin Peter Netzer, gira em torno de uma arquiteta que faz tudo o que pode para livrar o filho da condenação pelo atropelamento e morte de um adolescente de origem humilde. No thriller “Layla Fourie”, de Pia Marais,uma mulher consegue emprego numa firma de segurança de Johannesburgo, África do Sul, e no primeiro dia, acidentalmente, atropela e mata um homem branco na estrada. Temendo pelo filho pequeno, ela tenta esconder a tragédia.

A grande unanimidade do festival, até agora, é “Gloria”, produção chilena que defende o cinema latino no festival. Sebastian Lelio dirige Paulina Garcia, que deve emplacar o Urso de Prata de Melhor Atuação Feminina. Solidão e sexo na idade madura são temas abordados com franqueza na trajetória de uma mulher que começa a trama dançando num baile de idosos, passa pelos mais diferentes tipos de experiências afetivas e familiares e termina dançando outra vez.

Bookmark and Share

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta sexta-feira, dia 19 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895