Produção francesa “Deephan” vence Palma de Ouro

Produção francesa “Deephan” vence Palma de Ouro

Filme de Jacques Audiard fala de três refugiados da guerra civil no Sri Lanka

Correio do Povo

Jacques Audiard (ao centro) é diretor do filme

publicidade

A produção francesa “Deephan”, de Jacques Audiard (o mesmo diretor de “O Profeta”), conquistou neste domingo a Palma de Ouro de Melhor Filme em Cannes, na Riviera Francesa. O filme trata de três refugiados da guerra civil no Sri Lanka: um ex-soldado, uma jovem mulher e uma menina, que fingem ser uma família para se estabelecer num conjunto habitacional no subúrbio de Paris. É uma tentativa de reconstrução de vidas atingidas pela guerra.

Nas categorias de atuação, dois atores franceses receberam prêmios. O Melhor Ator foi Vincent Lindon por “The Measure of a Man”, de Stéphane Brizé, e a Melhor Atriz foi Emmanuele Bercot por “Mon Roi”, de Maïwenn, prêmio dividido com a americana Rooney Mara por “Carol”, de Todd Haynes.

O Grande Prêmio do Júri foi concedido para o filme “Son of Saul”, do húngaro László Nemes, um drama devastador sobre Auschwitz, no qual um homem tenta salvar um cadáver das chamas do campo de concentração, porque ele acredita que seja o seu filho. O prêmio de Melhor Diretor foi outorgado ao cineasta taiwanês Hou Hsiao-Hsein por “O Assassino”, filme de artes marciais que se passa durante a dinastia Tang, na China. A premiação de Melhor Roteiro foi para o mexicano Michel Franco por “Chronic” e o Prêmio do Júri foi para “The Lobster”, do diretor grego Yorgos Lanthimos.

O júri presidido pelos irmãos Coen, Joel e Ethan, resolveu pulverizar a premiação a filmes da França, México, Estados Unidos, Hungria, Grécia e Taiwan. O prêmio Camera D’Or foi para o colombiano César Augusto Acevedo por seu primeiro filme, “La Tierra y la Sombra”. Antes da entrega deste prêmio, Cannes tentou ser Oscar e o momento parece não ter dado certo, com John C. Reilly fazendo o número musical de “Just a Gigolo”.

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta deste sábado, dia 27 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895