Arte & Agenda

Produção latina será destaque no Festival de Gramado

Evento terá filmes do México, Uruguai, Colômbia, República Dominicana, Chile, Peru e Argentina

´La Lección de Pintura` é um dos latinos que está na competição
´La Lección de Pintura` é um dos latinos que está na competição Foto : Divulgação / Festival de Gramado / CP
Mostra de parte da produção cinematográfica que se faz na América Latina é o que se espera sempre nas edições do Festival de Cinema de Gramado, que começa nesta sexta-feira, dia 5. Este ano, na 39ª edição, poderão ser vistos filmes que são provenientes do México, Uruguai, Colômbia, República Dominicana, Chile, Peru e da Argentina. Eles disputam o título de Melhor Filme Estrangeiro num dos festivais que tem sido uma das principais mostras cinematográficas do Brasil.

A seleção das sete produções estrangeiras foi feita num universo de 75 filmes inscritos. No sábado, dia 6, começam a ser exibidos no Festival os títulos latinos, sempre às 19h, com a apresentação do argentino "Medianeiras", de Gustavo Taretto. Coprodução com Espanha e Alemanha, o filme traz a história de Mariana e Martin. Os dois vivem na mesma quadra, em apartamentos um de frente para o outro, mas nunca conseguem se encontrar. O outro latino será visto domingo e trata-se de "A Tiro de Piedra", produção mexicana dirigida por Sebastian Hiriat. Na tela, Jacinto Medina, jovem de 21 anos, cansado da vida de pastor no Norte do México, encontra um chaveiro e começa uma viagem. Na segunda-feira será a vez de "Las Malas Intenciones", de Rosário Garcia Montero, produção argentina em parceria com Alemanha e Peru. Cayetana (Fátima Búntinx) tem apenas 9 anos de idade, pertence a uma família rica, mas luta sem sucesso para que os adultos reparem nela. O chileno "La Lección de Pintura", de Pablo Prelman, será exibido na terça-feira, com a trama centrada em plenos anos 60, no Chile, onde um jovem camponês, filho de uma jovem adolescente e solteira, revela um talento e tanto para a pintura.

Na quarta será exibido "El Casamiento", de Aldo Garay, do Uruguai, contando o drama de Julia Brian, um transexual que quer se casar com Ignacio González, com quem está junto há 20 anos. Outro concorrente latino é "Garcia", de José Luis Rugeles, que será exibido na quinta-feira. Em cena, com 58 anos, García, o porteiro de uma fábrica, consegue cumprir uma promessa que fez ao casar-se com Amalia: comprar a casa própria. Mas o sonho surge diferente na realidade.

Na sexta-feira será apresentado o último filme latino na competição deste ano. "Jean Gentil", de Laura Guzmán e Israel Cárdenas, mostrando a trajetória de um professor em busca de trabalho em Santo Domingo, capital da República Dominicana. Depois de várias tentativas frustradas, ele, um cara boa-pinta, sente os sonhos desmoronarem e tem a percepção de vida alterada. Quase todos os sete filmes selecionados para o festival brasileiro já passaram, nos últimos meses, por diferentes eventos cinematográficos europeus, latinos e norte-americanos. É ver para saber do "hoje" no cinema latino.

Bookmark and Share

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta terça-feira, dia 27 de outubro de 2026

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio