Produtor Harold Prince morre aos 91 anos

Produtor Harold Prince morre aos 91 anos

Artista ganhou 21 prêmios Tony, o Oscar do teatro americano

AE

Causa da morte de Harold Prince não foi detalhada por sua equipe

publicidade

Produtor de grandes sucessos da Broadway, Harold Prince estava em Reykjavik, capital da Islândia, quando morreu, nessa quarta-feira. A causa foi uma doença curta, disse seu assessor de imprensa, sem mais detalhes. Aos 91 anos, Prince tinha seu nome associado a produções de clássicos como "West Side Story", "Cabaret", "Violinista no Telhado", "Fantasma da Ópera". Uma vasta carreira que lhe garantiu 21 prêmios Tony, o Oscar do teatro americano.

Prince era conhecido por seu toque fluido e direção com toques cinematográficos. Era considerado um profissional intransigente na escolha do material do palco. E gostava de temas desafiantes e excêntricos para musicar, como um barbeiro assassino que usava facas com que assava suas vítimas em tortas ou a abertura do Japão, no século 19, para o Ocidente.

Em entrevista telefônica para a agência de notícias AP, o compositor Andrew Lloyd Webber disse que era impossível estimar a importância de Prince para o teatro musical. "Todo o teatro musical moderno deve praticamente tudo a ele." Lloyd Webber lembrou que, quando jovem, ele havia escrito a música para o fracassado Jeeves e estava se sentindo desanimado. Eles se encontraram mais tarde e Webber contou que planejava um musical sobre Evita Perón. Prince o convidou para uma conversa. "Isso foi decisivo para mim", disse Lloyd Webber.

Além de Webber, Prince, conhecido como Hal, trabalhou com grandes compositores e letristas de teatro musical, como Leonard Bernstein, Jerry Bock, Sheldon Harnick, John Kander Fred Ebb e, mais notavelmente, Stephen Sondheim.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta sexta-feira, dia 29 de março de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895