Professores avaliam resposta de Caetano para pergunta do Enem que cita músicas

Professores avaliam resposta de Caetano para pergunta do Enem que cita músicas

Em vídeo postado em rede social, o músico tentou responder a uma questão sobre suas canções e achou que todas estavam certas

AE

Caetano Veloso lidera nesta quarta-feira (9) uma manifestação em frente ao Congresso em Brasília

publicidade

Caetano Veloso aliviou o coração dos estudantes que fizeram a 1ª prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no último domingo. Em vídeo postado por Paula Lavigne na segunda, o músico apareceu, confuso, tentando responder a uma questão sobre a relação entre duas de suas músicas. "Quando eu li, achei que são todas", respondeu ele ao ser questionado pela mulher sobre as alternativas.

A pergunta envolvia as obras "Alegria, Alegria", de 1968, e "Anjos Tronchos", de 2021, e questionava o que as letras tinham em comum, "embora oriundas de momentos históricos diferentes". Caetano, realmente, considera todas as opções, mas termina na dúvida entre a B e a D. Ao final, sugerido por Lavigne, escolhe a alternativa B, que apareceu como correta na maioria dos gabaritos extraoficiais, mas reafirma: "a B e a D são, aparentemente, as mais apuradas, assim."

Errou ou não?  

Mas, afinal, o cantor errou na resposta? E a questão poderia, mesmo, ter duas alternativas corretas? Victor Valente, professor de Português e coordenador pedagógico da Lítera Vestibulares, elogia a pergunta sobre as letras, que, para ele, "força o leitor a perceber pontos de contato que talvez não seriam facilmente percebidos".

Ele, porém, discorda do artista ao negar que duas alternativas sejam certas e fixa a resposta na opção B. Segundo o professor, para dar a resposta correta, é preciso focar não necessariamente nas letras, mas sim no enunciado. "É fundamental se atentar ao comando colocado pelo enunciado, que pede o ponto comum entre as duas, ou seja, não basta estar presente em apenas uma." A pergunta, para Valente, pode ser considerada de nível mediano ou difícil.

Já Valdir Mengardo, professor de Cenários da Cultura Popular na PUC-SP, defende e concorda com Caetano sobre as inúmeras possibilidades de resposta.

"O examinador está fazendo uma abordagem pessoal, uma interpretação dele sobre o Caetano. É natural que o Caetano ache que a pergunta tem várias respostas", diz. Para ele, a questão, que abordou, essencialmente, o elemento linguístico, deveria ter apresentado uma contextualização política e histórica. Se tivesse que escolher entre as respostas, o professor também ficaria entre a B e a D.

Tempo Histórico 

Professora de Português do Cursinho da Poli, Luciane Bernardi de Souza considera que "não há nenhuma possibilidade de todas as alternativas estarem corretas". Para responder, diz ela, é preciso relacionar o tempo histórico das duas canções.

"Em "Alegria, Alegria", a notícia tem o ritmo lento das informações que chegam através das revistas. Em "Anjos Tronchos", a informação é rápida e se prolifera através das telas - não são apenas ‘cores’ - e dos algoritmos", diz ela, que também afirma que a resposta correta é a B. Segundo a professora, a questão tem nível médio. Ainda para a professora, Caetano não pode ser considerado "dono" da interpretação da obra, que pode ter inúmeros sentidos.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta deste domingo, dia 28 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895