Programação do 24º Porto Alegre em Cena vai homenagear as mulheres

Programação do 24º Porto Alegre em Cena vai homenagear as mulheres

Festival apresentará 35 espetáculos entre 12 e 24 de setembro, em diversos palcos da Capital

Correio do Povo

Montagem espanhola "Génesis VI: 6-7", de Angélica Liddell, é um dos destaques da programação

publicidade

A 24ª edição do Porto Alegre em Cena já tem sua programação definida. Entre os dias 12 e 24 de setembro, o festival internacional de artes cênicas apresentará 35 espetáculos de dança, teatro e música, além de uma série de atividades paralelas e formativas. Neste ano, o evento seguirá uma linha curatorial que homenageia as mulheres, trazendo montagens encabeçadas por grandes atrizes e diretoras da cena artística e também atrações e debates sobre o gênero.

O novo coordenador-geral do festival é Fernando Zugno, que atua há 12 anos no projeto e foi responsável pela programação dos últimos cinco anos ao lado de Luciano Alabarse, fundador e coordenador-geral até 2016 e atual secretário de Cultura de Porto Alegre. "Esse ano estamos homenageando as mulheres. Todas elas. Para elas nos mostrarem a sua verdade através de espetáculos que vão do show performático ao teatro intimista com a percepção de que todos eles são cada vez mais importantes de serem percebidos”, explica Zugno.

Com a pesquisadora Esther Grossi como madrinha, o 24º Porto Alegre Em Cena terá início com uma apresentação inédita da Orquestra Villa-Lobos e da Companhia Jovem de Dança, duas referências culturais da cidade que dividirão o palco pela primeira vez no Theatro São Pedro. Em seguida, atrações nacionais e internacionais começam a desembarcar na cidade e ocupar 15 diferentes espaços culturais, incluindo a Pinacoteca Ruben Berta, a Galeria La Photo e a Fundação Iberê Camargo.

Na área internacional, que cresceu desde a última edição, serão quatro montagens, com destaque para a nova produção de Angélica Liddell. A multitalentosa e consagrada artista espanhola traz a Porto Alegre a densa e impactante encenação “Génesis VI: 6-7” para sua estreia na América Latina, com sessões nos dias 16 e 17 de setembro, às 20h, no Teatro do Sesi.

A Colômbia será representada por “Maratón de New York”, montagem para o texto do autor italiano Edoardo Erba concebida pelo grupo El Hormiguero Teatro e que estará em cartaz nos dias 13 e 14 de setembro, às 19h, na Sala Álvaro Moreyra. Já o Uruguai chegará ao Em Cena com o espetáculo de dança contemporânea “Big Bang”, de Gen Danza, em 20 e 21 de setembro, às 21h, no Teatro Renascença. Ainda haverá uma atração que virá da França: a coreografia “Tremor and More”, criação minimalista do holandês Herman Diephuis, será apresentada nos dias 15 e 16 de setembro, às 19h, no Teatro do SESC.

Dentre as importantes artistas brasileiras que marcarão presença no festival, Nathalia Timberg fará sua estreia nacional interpretando o compositor Chopin, no primeiro papel masculino de sua carreira. As sessões ocorrem nos dias 15 e 16 de setembro, às 21h, e dia 17, às 18h, no Theatro São Pedro. Andrea Beltrão trará seu primeiro solo, fazendo “Antígona”, de Sófocles, em 21 e 22 de setembro, às 21h, no Theatro São Pedro. Drica Moraes apresentará “Lifting – Uma Comédia Cirúrgica” nos dias 23 de setembro, às 21h, e 24, às 18h, no Theatro São Pedro. Já Grace Passô voltará ao evento com “O Líquido Tátil” (19, 20 e 21 de setembro, às 18h, na Sala Carlos Carvalho), parceria do grupo Espanca! com o diretor argentino Daniel Veronese e também assinando a dramaturgia de “Guerrilheiras ou Para a Terra não Há Desaparecidos” (18 e 19 de setembro, às 19h, na Sala Álvaro Moreyra), um retrato sobre as mulheres que lutaram e morreram durante a Guerrilha do Araguaia.

Também ganham destaque montagens nacionais como “Leite Derramado” (13, 14 e 15 de setembro, às 21h, no Teatro Renascença), do diretor Roberto Alvim, na primeira adaptação teatral de um romance de Chico Buarque; o monólogo “O Evangelho Segundo Jesus Rainha do Céu” (21 e 22 de setembro, às 22h, na Pinacoteca Ruben Berta), que traz Cristo no corpo de uma mulher travesti; e “O Testamento de Maria”, solo assinado por Ron Daniels e interpretado pela atriz Denise Weinberg (19 e 20 de setembro, às 20h, no Teatro Bruno Kiefer).

Uma das grandes novidades desta edição é a criação do projeto Música em Cena, que abrange três grandes apresentações musicais nos palcos da cidade. Os shows principais ficarão por conta de Alice Caymmi, no dia 20 de setembro, às 21h, no Theatro São Pedro, com o disco “Rainha dos Raios” (2014); do grupo paulista As Bahias e a Cozinha Mineira, formado pelas vocalistas trans Assucena Assucena e Raquel Virgínia, que sobem ao palco do Theatro São Pedro no dia 13 de setembro, às 21h; e da comédia musical “A Doce Bárbara – Maria Bethânia em Cantoria”, do ator e cantor gaúcho Antonio Carlos Falcão, que chega ao Teatro Renascença no dia 13 de setembro, às 21h.

Ainda voltarão à programação as “sessões malditas”, com cinco atividades, sempre à meia-noite, nas quintas, sextas e sábados, no Centro Municipal de Cultura e com entrada gratuita. Aqui, as atrações serão os shows de Valéria Huston; Arthur de Faria com as atrizes Áurea Baptista e Georgette Faddel; uma performance cênico-musical do grupo Pretagô; além duas sessões em homenagem a Caio Fernando Abreu com os espetáculos “#CabarédoCaio” e “Caio em Construção”.

O Centro Municipal de Cultura, aliás, terá uma nova cara para este 24º Porto Alegre em Cena. O espaço será decorado, receberá iluminação especial e terá food bikes e food trucks com comidas e bebidas para atender o público durante todo o período do evento. E além das "sessões malditas", o local abrigará atividades paralelas, formativas e também gratuitas, como mesas-redondas com artistas, diretores de festivais, nomes da cena porto-alegrense, filósofos e psicanalistas que vão trazer diferentes olhares sobre seis assuntos: o movimento trans nas artes, a importância das mulheres na cena, dramaturgia negra, performance e a beleza perdida, curadoria da programação brasileira e tragédia grega no teatro brasileira.

A programação completa, incluindo os espetáculos já divulgados do Braskem Em Cena, está disponível pelo site. A pré-venda de ingressos inicia nesta quinta-feira, com a disponibilização de entradas limitadas para as cinco atrações que terão apresentações no Theatro São Pedro: os shows de Alice Caymmi, As Bahias e a Cozinha Mineira e os espetáculos "Chopin", "Antígona"  e "Lifting". Os ingressos estarão à venda a partir das 13h na bilheteria do Theatro São Pedro e no site, com valores de R$ 80 (inteira). Conforme a organização, as informações sobre a venda geral serão divulgadas em breve.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895