Programa de Formação, Produção e Gestão em Artes Cênicas está com inscrições abertas
Edital de seleção para o segundo módulo foi divulgado
publicidade
O Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado do Rio Grande do Sul (Sated/RS) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) lançam o Programa de Formação, Produção e Gestão em Artes Cênicas. A cerimônia seria nesta sexta-feira, mas por problemas técnicos no prédio ganhará nova data. .
O processo de seleção de estudantes para o Curso nº 2 - Elaboração e Gestão de Projetos Culturais está aberto e inscrições podem ser feitas até 6 de agosto.
O curso é destinado aos (às) trabalhadores (as) das artes cênicas, produtores (as), gestores (as) culturais e alunos (as) do Instituto Federal. São 20 vagas disponíveis para cada módulo. Com metodologia dinâmica que integra conhecimentos teóricos e práticas, tem como objetivo preparar o aluno para compreender as políticas públicas que trazem maiores oportunidades dentro do campo de trabalho das artes cênicas e para elaborar projetos culturais. As aulas são presenciais e ocorrem nas terças e quartas-feiras das 18h às 22h, no IFRS Campus Porto Alegre.
Recentemente reeleita para mais um mandato de três anos, a nova gestão do Sated/RS está promovendo uma série de iniciativas com recurso orçamentário oriundo da Emenda Parlamentar nº 3984001, da Deputada Federal Fernanda Melchionna. O curso de capacitação em produção e gestão em artes cênicas é o primeiro dessa série a ser divulgado.
Para Denise Wolff, uma das coordenadoras do curso junto ao IFRS, o Programa chega com o objetivo de contribuir na recuperação do setor cultural – um dos mais afetados pela pandemia da Covid-19. “Dentre a diversidade de segmentos artístico-culturais, aqueles ligados às artes de espetáculos (teatro, dança, circo e afins) foram os mais comprometidos, por conta da própria característica de suas linguagens, baseadas na presença e na relação direta com o espectador”, afirma Denise.
Com foco na atualização dos produtores e gestores e considerando as singularidades da sociedade que emerge do contexto da pandemia, o Programa foi desenvolvido a partir de uma consulta à categoria sobre demandas emergentes para o setor cênico. Essa ação garante o alinhamento entre o projeto da formação e as necessidades dos trabalhadores (as) da cultura em teatro, dança, circo e afins, para aceleração e fortalecimento desses segmentos.
Segundo Luciano Fernandes, presidente do Sated/RS, “o curso é a oportunidade de a categoria de artes cênicas aperfeiçoar seus conhecimentos para produzir a sua arte com mais ferramentas, desenvolvendo seu intelecto para produção e integração com a política cultural do nosso Estado”. Ao fim dessa jornada, o estudante estará mais capacitado para o exercício da produção de arte e cultura.
SERVIÇO:
Lançamento do Programa de Formação em Produção e Gestão nas Artes Cênicas, ofertado pelo Sated/RS em parceria com o IFRS – Campus Porto Alegre
Mais sobre o programa:
Há 20 vagas disponíveis para cada módulo.
A carga horária é de 20 horas.
As aulas serão presenciais e ocorrem às terças e quartas-feiras das 18h às 22h, no IFRS Campus Porto Alegre.
Destinado aos trabalhadores e trabalhadoras da classe artística e estudantes matriculados (as) no IFRS.
Inscrições neste link: https://poa.ifrs.edu.br/index.php/ultimas
Os (as) estudantes selecionados (as) e matriculados (as) receberão um auxílio estudantil, uma ajuda de custo por cada dia de aula, de acordo com sua frequência.
Mais informações neste link: https://satedrs.org.br/