Arte & Agenda

Programa “Sobre Nós” inicia 2ª temporada em ritmo de Carnaval

Programa conduzido pela jornalista Clarissa Lima terá primeiro episódio inédito na próxima quinta-feira, 13, às 21h, na TVE

A jornalista Clarissa Lima (D) entrevista o presidente da União das Escolas de Samba de Porto Alegre (UESPA), Cleber Tavares, e o jornalista Vinícius Brito, especialista em carnaval.
A jornalista Clarissa Lima (D) entrevista o presidente da União das Escolas de Samba de Porto Alegre (UESPA), Cleber Tavares, e o jornalista Vinícius Brito, especialista em carnaval. Foto : TVE / Divulgação / CP

O programa “Sobre Nós”, que tem foco na diversidade e direitos humanos, completa um ano na grade da TVE em março, e é conduzido pela jornalista Clarissa Lima. A nova temporada do programa na TVE, começa em clima de folia, falando sobre os rumos do Carnaval no Rio Grande do Sul. O primeiro programa inédito deste ano irá ao ar na próxima quinta-feira, dia 13/03, às 21h, no canal 7.1 e pode ser assistido também pelo YouTube da emissora. Clarissa entrevista o presidente da União das Escolas de Samba de Porto Alegre (UESPA), Cleber Tavares, e o jornalista Vinícius Brito, especialista em carnaval.

O programa será exibido um dia antes dos desfiles dos grupos Prata e Ouro das escolas de samba de Porto Alegre, que terá transmissão ao vivo na TVE e cobertura nas redes sociais da emissora pública dos gaúchos, direto do sambódromo do complexo cultural do Porto Seco.

Nesta segunda temporada, o “Sobre Nós” segue dando espaço e voz a quem faz projetos e ações em prol da diversidade, englobando questões essenciais sobre cidadania e direitos humanos. Clarissa Lima, idealizadora do programa, garante que a nova temporada manterá o propósito de refletir sobre demandas contemporâneas, sobretudo dos grupos sociais que ainda buscam espaço e maior visibilidade, aprofundando temas que geralmente não recebem o devido tempo nas emissoras comerciais. “Nesse contexto, o Carnaval, por se tratar da maior festa popular, será pautado como algo que vai além de um espetáculo e, sim, como um evento que tem relevância social e econômica”, afirma Clarissa.

A diretora e editora do programa, Isabel Bonorino, afirma que a ideia é ir além do senso comum, trazendo temas com enfoques diferentes e de interesse das pessoas. “Sabe quando você assiste a um programa e sente falta de perguntas essenciais e que não foram feitas? O ‘Sobre Nós’ é sobre isso, sobre essa necessidade das pautas irem além do já esperado, do já sabido, de saírem do lugar comum e ganharem mais espaço na mídia, nas redes sociais, nas rodas de conversa, ampliando temas relevantes para cada vez mais pessoas”.

O programa “Sobre Nós” é exibido todas às quintas, às 21 horas, na TVE, e pode ser assistido na TV aberta (Canal 7.1), por streaming (tve.com.br) e pelo YouTube (@tvepublicars). Sinopses e curiosidades podem ser conferidas no instagram @sobrenostve.

Veja a playlist com programas da primeira temporada do “Sobre Nós”:

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta terça-feira, dia 11 de agosto de 2026

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio